A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA E DA DANÇA COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Daiza Marina Borges Carvalho Faculdade Educamais- UNIMAIS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10001

Palavras-chave:

Música. Dança. Educação Infantil.

Resumo

O presente artigo científico tem como objetivo investigar a utilização da música e da dança como recursos pedagógicos na educação infantil. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica que abrangeu estudos sobre a importância da música e da dança na educação infantil, bem como sobre os benefícios que essas atividades podem trazer para o desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional das crianças. Além disso, foram analisados alguns exemplos de práticas pedagógicas que envolvem a música e a dança na educação infantil, a fim de identificar suas potencialidades e limitações. Os resultados do levantamento bibliográfico, indicaram que a música e a dança são recursos pedagógicos valiosos para a educação infantil, pois estimulam a criatividade, a coordenação motora, a expressividade e a socialização das crianças. No entanto, é importante que essas atividades sejam planejadas e conduzidas de forma adequada, levando em consideração as características individuais e as necessidades de cada criança. Em conclusão, a utilização da música e da dança na educação infantil pode contribuir significativamente para o desenvolvimento integral das crianças, favorecendo a formação de indivíduos mais criativos, sociáveis e conscientes de si mesmos e do mundo que os rodeia.

Biografia do Autor

Daiza Marina Borges Carvalho, Faculdade Educamais- UNIMAIS

Especialista em Educação Infantil, título obtido na Faculdade Educamais- UNIMAIS São Paulo/SP. Graduada no curso Licenciatura em Pedagogia, título obtido na Universidade Cidade de São Paulo –UNICID São Paulo /SP. 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Carvalho, D. M. B. (2023). A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA E DA DANÇA COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 2533–2547. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10001