OS JOGOS DIDÁTICOS SÃO MEIOS FACILITADORES DO PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO? UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Ambrosiane Bernardo das Neves Universidad Del Sol

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10008

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Jogos pedagógicos. Facilitador.

Resumo

No Brasil, ainda nos dias de hoje há um número bastante significativo de pessoas que ainda não sabem ler. O analfabetismo ainda é uma preocupante situação vivenciada na maioria das escolas do país. A garantia de uma alfabetização de qualidade deve oportunizar a leitura e a escrita, para que haja uma melhor compreensão da função da linguagem no mundo. Os elementos que desafiam a criança a pensar criticamente sobre a linguagem escrita e seu funcionamento em sociedade merecem atenção exclusiva. O letramento tem valiosa importância no processo educativo da criança já que promove a inclusão das linguagens nas relações sociais. O ato de alfabetizar letrando deve propiciar aos alunos outros meios além da aquisição de códigos gráficos da mecânica da leitura e da escrita. A escola deve oferecer condições necessárias para que a criança se desenvolva em ambientes capacitados e que trabalhem com a ludicidade. A ludicidade na forma de jogos didáticos é assunto pertinente e gerador de muitas discussões sobre seu uso no contexto do letramento e alfabetização. É consenso na Educação de que os jogos didáticos são meios facilitadores do processo do ensino e aprendizagem na alfabetização? Para responder a essa e outras perguntas relacionadas a esse tema, a presente pesquisa investigou junto a uma amostra de gestores, professores e pais de alunos matriculados nas séries dos 1ºs Anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guilherme Janja, localizada na cidade de Aquiraz, Ceará, Brasil, se é considerado importante o uso de jogos pedagógicos no processo de alfabetizar letrando. Para esse estudo de caso, um questionário semiestruturado foi aplicado. Para tecer discussões e considerações, Magda Soares (2010, 2014, 2017), Emília Ferreira (2012), Ana Teberosky, (2012), PNAD, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (2012), Dados do Censo demográfico (2010), nova BNCC -Base Nacional Curricular Comum (2019), Lei de Diretrizes e Bases da Educação -LDB (2012), IDEB (2018) e outros colaboradores foram consultados. Os resultados da presente pesquisa revelaram que os jogos facilitam o aprendizado em sala de aula por meio da diversão; maneiras de pensar e elaborar aulas com jogos estão sendo incorporadas também no ambiente familiar; a aplicação de atividades com jogos pedagógicos incentiva a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima e seu aprendizado. Finalmente, conclui-se que a utilização do uso de jogos pedagógicos na alfabetização e no letramento oferece uma gama de oportunidades para o desenvolvimento da aprendizagem.

Biografia do Autor

Ambrosiane Bernardo das Neves, Universidad Del Sol

Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol. Professora da rede municipal de ensino público da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Neves, A. B. das. (2023). OS JOGOS DIDÁTICOS SÃO MEIOS FACILITADORES DO PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO? UM ESTUDO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 2576–2602. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10008