O JOGO TORRE DE HANÓI COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO ENSINO DE POTÊNCIAS: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NÍVEL II

Autores

  • Carlos Alberto Ribeiro Assessoria e Consultoria Educacional
  • Afonso Ribeiro Damasceno Neto Assessoria e Consultoria Educacional
  • Iris Neles Silva Assessoria e Consultoria Educacional
  • Lucineide Silva de Lima Assessoria e Consultoria Educacional
  • Maria José Monteiro Dantas Assessoria e Consultoria Educacional
  • Vania Duarte da Silva Assessoria e Consultoria Educacional 

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10019

Palavras-chave:

Matemática. Jogo. Aprendizado. Torre de Hanoi. Ensino.

Resumo

A matemática tem um papel extremamente importante na vida dos indivíduos desde seus primórdios, auxiliando o homem a compreender todas as áreas de sua vida. Na contemporaneidade, a matemática tem se aprimorado e encontrado outras maneiras de proporcionar o saber, seja pela tecnologia, aulas, como também em jogos, que é o tema desse trabalho acadêmico, mostrar como o jogo Torre de Hanói pode ser uma ferramenta mediadora no ensino de potências para alunos do ensino fundamental. Nesse artigo, procurou-se ver uma forma de fixar o conteúdo com o auxílio do jogo, já que o objetivo foi faciliar o aprendizado dos alunos. Para a coleta de dados foram utilizadas observações, registros de imagens e registro das situações relevantes em um diário de bordo, que é um caderno ou pasta em que o estudante registra as etapas que realiza no desenvolvimento de algum projeto. Os resultados apresentados apontam que é possível despertar o interesse pela matemática utilizando como recurso metodológico jogo citado.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ribeiro, Assessoria e Consultoria Educacional

Professor do Ensino Básico do seletivo da Prefeitura do Natal/RN (SME) e Professor do Ensino Básico do seletivo do Estado/RN (SEEC/RN) Graduado em Licenciatura em Matemática pela UFERSA 2014.1 Graduado em Licenciatura em Computação pela UFERSA 2018.1 Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade IBRA de Brasília- FIBRAS (Credenciada pela Portaria nº 822 de 14/10/2020). Pós-graduado em Práticas Assertivas em Gestão da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelo IFRN  2019/1 Pós-graduado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo IFRN 2019.2 Pós-graduado em Tecnologia em Educação pela Faculdade IBRA de Tecnologia – FITEC – (Portaria nº 1.096 de 03/09/2008) – D.O.U de 04/09/2008).  Mestrando em Ciência da Educação.

Afonso Ribeiro Damasceno Neto, Assessoria e Consultoria Educacional

Graduado em Física licenciatura pela UFRN 2002/2005 Professor efetivo do Estado RN e Município Parnamirim Mestre em Ciências da educação Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional.

Iris Neles Silva, Assessoria e Consultoria Educacional

Graduada em Letras Português UFRN 1986/1990 Professora efetiva do Estado RN Pós-graduada em Gestão escolar com coordenação pedagógica Pós-graduada em Psicopedagogia Pós-graduada em Educação especial  Pós-graduada em Educação Infantil Pós-graduanda em Educação e novas tecnologias Mestra em Ciências da educação Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. 

 

Lucineide Silva de Lima, Assessoria e Consultoria Educacional

Graduada em pedagogia – UNINASSAU 2006/2010 Professora contratada São Jose de Mipibu. Pós-graduada em Psicopedagogia Pós-graduada em Educação e desenvolvimento em políticas educativas. Pós-graduanda em Libras Mestra em Ciências da educação. Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional.

Maria José Monteiro Dantas, Assessoria e Consultoria Educacional

Graduada em Filosofia da Educação -UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú) - conclusão ano 2004. Pós-graduada em Psicopedagogia Pós-graduada em Docência do Ensino Superior Mestra em Ciências da educaçãoDoutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. 

Vania Duarte da Silva, Assessoria e Consultoria Educacional 

Graduada em Pedagogia pela UFRN Professora efetiva do Município Baía Formosa. Pós-graduada em coordenação pedagógica pela FAL – Faculdade Alencarina de Sobral.  Mestra em educação ESL – Instituto Superior de Educação Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Ribeiro, C. A., Damasceno Neto, A. R., Silva, I. N., Lima, L. S. de, Dantas, M. J. M., & Silva, V. D. da. (2023). O JOGO TORRE DE HANÓI COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO ENSINO DE POTÊNCIAS: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NÍVEL II. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 2710– 2710. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10019