PROCURADORIA FISCAL DOS MUNICÍPIOS: BUROCRÁCIA TRIBUTÁRIA X EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA PARA UMA MELHOR ARRECADAÇÃO

Autores

  • Wiliam Roma Oliveira Faculdade de ilhéus
  • Gilvan Tavares Gonzaga Faculdade de ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10071

Palavras-chave:

Arrecadação. Eficiência. Burocrácia.

Resumo

Esse artigo buscou discutir a atuação das procuradorias fiscais dos municípios no contexto da arrecadação tributária. Embora essas instituições sejam importantes para a efetividade da cobrança de tributos municipais, elas enfrentam desafios relacionados à burocracia e à eficiência administrativa. A burocracia tributária pode dificultar o trabalho das procuradorias fiscais, que muitas vezes precisam lidar com processos judiciais complexos e morosos. Além disso, a falta de investimento em tecnologia e capacitação dos servidores pode prejudicar a eficiência administrativa dessas instituições, afetando negativamente a arrecadação dos municípios que, já precisam em sua grande parte de repasses de verbas dos estados e da União. Há medidas para melhorar a atuação das procuradorias fiscais dos municípios, como a simplificação dos procedimentos tributários, a implementação de sistemas informatizados e a capacitação dos servidores. Essas medidas, podem contribuir para aumentar a eficiência administrativa das procuradorias fiscais e, consequentemente, para uma melhor arrecadação tributária pelos municípios brasileiros.

Biografia do Autor

Wiliam Roma Oliveira, Faculdade de ilhéus

Aluno da faculdade de ilhéus, 9° Semestre. 

Gilvan Tavares Gonzaga, Faculdade de ilhéus

Possui graduação em ciências econômicas pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1977); especialização a nível de pós-graduação em Administração Pública Municipal no Instituto Brasileiro de Administração Municipal-IBAM, Rio de Janeiro em 1978; Mestre em Ciencias da Educação.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Oliveira, W. R., & Gonzaga, G. T. (2023). PROCURADORIA FISCAL DOS MUNICÍPIOS: BUROCRÁCIA TRIBUTÁRIA X EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA PARA UMA MELHOR ARRECADAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 2916–2927. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10071