AS NOVAS TECNOLOGIAS, A TRIGONOMETRIA E O ENSINO APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: CAMINHOS EM UMA MESMA TRILHA

Autores

  • Carlos Alberto Ribeiro SEEC/RN
  • Afonso Ribeiro Damasceno Neto ESL-Assessoria e Consultoria Educacional
  • Iris Neles Silva ESL-Assessoria e Consultoria Educacional
  • Lucineide Silva de Lima ESL-Assessoria e Consultoria Educacional
  • Maria José Monteiro Dantas ESL-Assessoria e Consultoria
  • Vania Duarte da Silva ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10082

Palavras-chave:

Matemática. Novas Tecnologias, Trigonometria.

Resumo

Este trabalho acadêmico é resultado de uma pesquisa bibliográfica e de campo, realizada com alunos do ensino fundamental nível II, em uma escola privada localizada em Natal/RN na Zona Norte, o qual teve como objetivo apresentar o uso da aplicação das novas tecnologias no ensino de trigonometria por professores e estudantes, visando contribuir para o processo do ensino aprendizagem da matemática. Verifica-se que esta aplicação pode melhorar no processo de ensino aprendizagem, participativo, construtivo e interativo, provocando o desenvolvimento dos alunos. Assim, hoje, em pleno século XXI, questiona-se como as novas tecnologias aliadas à informática podem fazer com que os alunos modifiquem concepções negativas sobre a matemática, interessando-se pela disciplina, conscientizando-se da importância dos seus conteúdos abordados e consequentemente reconhecendo a utilidade na vida cotidiana. “Em particular, escolheu-se focar no tema “trigonometria”. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, a partir de questionários e de observações das atividades que foram desenvolvidas pelos alunos. Apresentam-se os dados quantitativos, através de tabelas, quadros e textos descritivos. Ademais, a pesquisa permitiu concluir que a tecnologia está sendo inserida gradativamente nas escolas, e que alguns professores já a utilizam em aulas. Porém, ainda encontramos algumas dificuldades na utilização e uma grande carência na capacitação dos docentes para utilizarem as novas tecnologias como ferramentas pedagógicas facilitadoras da aprendizagem. Ao final, foi possível perceber modificações de concepções negativas dos alunos em relação à Matemática e também mudança de postura de docentes que se tornaram mais interessados, críticos e criativos quanto à inserção e usos das novas tecnologias em sala de aula para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ribeiro, SEEC/RN

Professor do Ensino Básico do seletivo da Prefeitura do Natal/RN (SME) e Professor do Ensino Básico do seletivo do Estado/RN (SEEC/RN). Graduado em Licenciatura em Matemática pela UFERSA 2014.1Graduado em Licenciatura em Computação pela UFERSA 2018.1 Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade IBRA de Brasília- FIBRAS Pós-graduado em Práticas Assertivas em Gestão da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelo IFRN  2019/1. Pós-graduado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo IFRN 2019.2 Pós-graduado em Tecnologia em Educação pela Faculdade IBRA de Tecnologia – FITEC – Mestrando em Ciência da Educação.

Afonso Ribeiro Damasceno Neto, ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

 Graduado em Física licenciatura pela UFRN 2002/2005. Professor efetivo do Estado RN e Município Parnamirim  - Mestre em Ciências da educação. Doutorando em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional.

Iris Neles Silva , ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

Graduada em Letras Português UFRN 1986/1990. Professora efetiva do Estado RN. Pós-graduada em Gestão escolar com coordenação pedagógica. Pós-graduada em Psicopedagogia. Pós-graduada em Educação especial. Pós-graduada em Educação Infantil. Pós-graduanda em Educação e novas tecnologias. Mestra em Ciências da educação. Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. 

Lucineide Silva de Lima, ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

 Graduada em pedagogia – UNINASSAU 2006/2010.Professora contratada São Jose de Mipibu. Pós- graduada em Psicopedagogia. Pós- graduada em Educação e desenvolvimento em políticas educativas. Pós- graduanda em Libras  - Mestra em Ciências da educação- Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. 

Maria José Monteiro Dantas, ESL-Assessoria e Consultoria

Graduada em Filosofia da Educação -UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú) - conclusão ano 2004. Pós- graduada em Psicopedagogia. Pós- graduada em Docência do Ensino Superior - Mestra em Ciências da educação  - Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. 

Vania Duarte da Silva , ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

Graduada em Pedagogia pela UFRN. Professora efetiva do Município Baía Formosa. Pós-graduada em coordenação pedagógica pela FAL – Faculdade Alencarina de Sobral - Mestra em educação ESL – Instituto Superior de Educação. Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Ribeiro, C. A., Damasceno Neto, A. R., Silva , I. N., Lima, L. S. de, Dantas, M. J. M., & Silva , V. D. da. (2023). AS NOVAS TECNOLOGIAS, A TRIGONOMETRIA E O ENSINO APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: CAMINHOS EM UMA MESMA TRILHA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 3125–3135. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10082