A SEXUALIDADE E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA CONSTRUÇÃO DA AFETIVIDADE DAS MULHERES LÉSBICAS

Autores

  • Aparecido Francisco dos Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernanda Chaves Campos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1014

Palavras-chave:

: heteronormatividade, sapatão, butch

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a trajetória de vida das interlocutoras, a fim de investigar acerca da sexualidade dessas mulheres, apoiando-se em percepções de questões de gênero e seus papéis tradicionais definidos por meio da heteronormatividade. A presente pesquisa foi elaborada através de revisão bibliográfica e entrevistas em profundidade. A amostra selecionada, por sua vez, é composta por cinco mulheres lésbicas que, em sua maioria, não performam feminilidade. Empregada de maneira pejorativa, percebe-se que a palavra “lésbica” e seus derivados aparecem, primeiramente, durante a infância das interlocutoras, sempre associada a comportamentos considerados “masculinos”. Isto é, neste primeiro momento, nota-se que ser lésbica diz mais sobre o que você veste e do que/com quem você brinca, do que sobre sua sexualidade. Já durante a adolescência, os resultados indicam que diferentes contextos sociais possibilitam diferentes processos de autoafirmação e aceitação, como no caso das interlocutoras oriundas de famílias religiosas, que encontraram maior dificuldade em se aceitar como mulheres lésbicas, muitas vezes cedendo à pressão familiar e recorrendo à heteronormatividade compulsória. Posteriormente, conclui-se que a lésbica que não performa feminilidade é importante para a desconstrução do binarismo de gênero, pois esta não deve ser vista como uma cópia do homem heterossexual, mas uma ressignificação das expressões de gênero.

Biografia do Autor

Aparecido Francisco dos Reis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor da UFMS, Departamento da Faculdade de Ciências Humanas; e-mail: aparecido.reis@ufms.br

Fernanda Chaves Campos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS

Aluna do Curso de Ciências Sociais da UFMS, bolsista de Iniciação Científica UFMS – PIBIC 2002/03. E- mail: fechaca@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Aparecido Francisco dos Reis, & Campos, F. C. . (2021). A SEXUALIDADE E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA CONSTRUÇÃO DA AFETIVIDADE DAS MULHERES LÉSBICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 829–843. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1014