ANÁLISE CRÍTICA DA INCLUSÃO SOCIAL NO MERCADO DE TRABALHO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Fabio Augusto Martinello Instituto de Ensino Superior de Bauru- IESB
  • Wilmar Andolfato Scavassa Instituto de Ensino Superior de Bauru- IESB
  • Andrea Luiza Escarabelo Sotero Instituto de Ensino Superior de Bauru

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1037

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência. Empregabilidade. Inclusão social.

Resumo

O presente artigo tem como enfoque demonstrar a empregabilidade e a inclusão social das pessoas com deficiência, em atendimento ao artigo 93 da Lei n.º 8.213/91, que estabeleceu cotas para contratação de Pessoas com Deficiência nas empresas. O estudo realizará uma análise crítica com o intuito de desconstruir a imagem do indivíduo deficiente como incapaz, desprovido de qualidades e oneroso, demonstrando outra faceta de que é indivíduo capaz, produtivo, dotado de qualificação profissional, sendo um trabalho árduo e lento, que deve ser compreendido com um compromisso social de diversas áreas, quando se pensa em promover condições mais igualitárias para o desenvolvimento humano e criar condições para que o contexto o qualifique, favorecendo o estabelecimento de interações sociais. O trabalho demonstrará a importância da inclusão social das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, promovendo a diversidade, respeitando as diferenças individuais, com o intuito de reduzir as desigualdades sociais.

 

Biografia do Autor

Fabio Augusto Martinello, Instituto de Ensino Superior de Bauru- IESB

Discente do Curso de Direito - IESB - Instituto de Ensino Superior de Bauru - E-mail: fabiomartinello1510@gmail.com.

Wilmar Andolfato Scavassa, Instituto de Ensino Superior de Bauru- IESB

Docente do Curso de Direito e Psicologia - IESB - Instituto de Ensino Superior de Bauru – e-mail: wascavassa@hotmail.com.

Andrea Luiza Escarabelo Sotero, Instituto de Ensino Superior de Bauru

Docente Mestre do Curso de Direito pelo IESB-  Instituto de Ensino Superior de Bauru – e-mail: andrea.escarabelo@universidadebrasil.edu.br.

Downloads

Publicado

2021-05-07

Como Citar

Martinello, F. A. ., Scavassa, W. A. ., & Sotero, A. L. E. . (2021). ANÁLISE CRÍTICA DA INCLUSÃO SOCIAL NO MERCADO DE TRABALHO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 919–937. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1037