A RELAÇÃO ENTRE A ARTE E A AFETIVIDADE NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

https://doi.org/10.29327/211653.6.6-4

Autores

  • Maria José da Silva Atenas College University
  • Cristiano Leonardo Martins Oliveira Atenas College University
  • Ivanéia Maria de Lima Atenas College University
  • Ronalda Adriana dos Santos da Silva Atenas College University
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Atenas College University

Palavras-chave:

Arte. Afetividade. Ensino fundamental.

Resumo

Objetivou-se investigar a quantidade de dissertações e teses, produzidas no período de 2010 a 2019, versando sobre a relação da arte e do afeto nos anos iniciais do ensino fundamental I. Buscou-se, especificamente, analisar os aspectos abordados nos trabalhos, compreender o estado da arte e do afeto como princípio básico no desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental I. E, por fim, analisar as intervenções sugeridas nas produções estudadas. Identificou-se que as pesquisas são realizadas fragmentando os aspectos acometidos em relação à arte e o afeto. Foram encontrados 31 trabalhos 25, dissertações e 6 teses e com critérios de inclusão e exclusão, os trabalhos foram analisados respondendo as em foco. Pretendeu-se estatizar matematicamente os estudos através de uma revisão sistemática na literatura em uma pesquisa bibliográfica e quantitativa. Vislumbrou-se contribuir com sugestões de novas pesquisas com professores primários.

 

Biografia do Autor

Maria José da Silva, Atenas College University

Especialista em psicopedagogia clínica e institucional, pela instituição, José Lacerda Filho- FAJOLCA. Mestranda internacional em ciências da educação, pela faculdade Atenas College University. E-mail: mariajose-045@hotmail.com.

Cristiano Leonardo Martins Oliveira, Atenas College University

Licenciatura Plena em Geografia Instituição: FAMASUL- Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul Especialização: Psicopedagogia Clínica e Institucional Instituição: FAJOLCA- Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas e mestrando internacional em ciências da educação, pela faculdade Atenas College University. E-mail: cristianolmoliveira@gmail.com.

Ivanéia Maria de Lima, Atenas College University

Graduada em pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú-UVA, especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, mestranda internacional em ciências da educação, pela faculdade Atenas College University. E-mail: ivaneialima36@gmail.com.

Ronalda Adriana dos Santos da Silva, Atenas College University

Graduação curso de licenciatura plena em pedagogia – Universidade Estadual Vale do Acaraú, pós-graduação lato sensu em gestão e psicopedagogia institucional – faculdade europeia de administração e marketing, mestranda internacional em ciências da educação, pela faculdade Atenas College University. E-mail: adriana-santos2011@hotmail.com.br.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Atenas College University

Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE. Professor do Mestrado ALPHA. E-mail: alphadiogenes@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

José da Silva, . M. ., Leonardo Martins Oliveira, C. ., de Lima, I. M., Adriana dos Santos da Silva, R. ., & Gusmão Coutinho, D. J. (2020). A RELAÇÃO ENTRE A ARTE E A AFETIVIDADE NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL I: https://doi.org/10.29327/211653.6.6-4. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(6), 39–49. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/111