Apontamentos sobre educação e ludicidade

Autores

  • Elizangela Leite da Silva Macedo Faculdades de Águas Emendadas
  • Daniele Ferreira de Campos Moraes Faculdades Integradas de Várzea Grande
  • Débora Cenira da Silva Faculdade de Cuiabá
  • Lindinalva de Oliveira Rodrigues Universidade Castelo Branco
  • Maria Mazarelo do Nascimento Faculdade do Vale Elvira Dayrell
  • Soraya Boazegevski Universidade Federal de Mato Grosso
  • Tauane de Carvalho Monteiro Evaristo Faculdade de Educação de Tangará da Serra
  • Andreia Aparecida de Sales Basílio Faculdade das Águas Emendadas
  • Benedita Paulina da Silva Universidade Cândido Mendes
  • Josedelma Martins Pinheiro da Silva Costa Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais
  • Lucilene Regina dos Santos Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Marcia Regina de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rejane Aparecida Prado Jesus Lima Faculdade Afirmativo
  • Roseli da Silva Machado Faculdade Integradas de Cuiabá
  • Cibele Ferreira Mendes dos Santos Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão
  • Cristiane Regine Rodrigues dos Santos Faculdade UNINA
  • Graciane Aniceto da Silva Fonseca Faculdade UNINA
  • Jaqueline Lopes dos Reis Faculdade UNINA
  • Katiúscia Cristina Costa Marques Faculdade Afirmativo
  • Silmara Francisca Gondim Faculdades Integradas de Cuiabá
  • Onilce Epifânia da Silva Faculdades Integradas de Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.51891/1539

Palavras-chave:

Educação. Brincadeiras. Jogos. Ludicidade.×

Resumo

Este livro se propõe  discutir os meandros que cercam à ludicidade e as estratégias de  jogos e brincadeiras, enquanto importantes atividades lúdicas para o desenvolvimento ominilateral dos indivíduos, especialmente no orbe da Edução Infantil. Face ao exposto, o livro em tese, se debruçou sobre a investigação das faces do lúdico sob a perspectiva de autoras que lidam com o universo infantil no seu cotidiano laboral.

Biografia do Autor

Elizangela Leite da Silva Macedo, Faculdades de Águas Emendadas

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Varzeagrandense de Ciências Humanas, Especialista em Educação Infantil - Faculdade de Águas Emendadas.

Daniele Ferreira de Campos Moraes, Faculdades Integradas de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Educação Infantil pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande/FIAVEC.

Débora Cenira da Silva, Faculdade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande, Especialista em Educação Infantil pela FAUC – Faculdade de Cuiabá.

Lindinalva de Oliveira Rodrigues, Universidade Castelo Branco

Graduada em Pedagogia pela UNIRONDON – Centro Universitário Cândido Rondon, Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco.

Maria Mazarelo do Nascimento, Faculdade do Vale Elvira Dayrell

Graduada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar, Especialista em Educação Infantil – Anos Iniciais e Psicopedagogia pela Faculdade do Vale Elvira Dayrell.

Soraya Boazegevski, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Administração da Educação Pública pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso.

Tauane de Carvalho Monteiro Evaristo, Faculdade de Educação de Tangará da Serra

Graduada em Pedagogia pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra – UNISERRA.

Andreia Aparecida de Sales Basílio, Faculdade das Águas Emendadas

Graduada em Pedagogia pela ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, Especialista em Educação Infantil e Especial pela FAE -  Faculdade das Águas Emendadas.

Benedita Paulina da Silva, Universidade Cândido Mendes

Graduada em Pedagogia pela FACIBRA – Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, Graduada em Letras pelo UNIVAG – Centro Universitário, Especialista em Educação Infantil e Especial pela UCAM – Universidade Cândido Mendes.

Josedelma Martins Pinheiro da Silva Costa, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Educação Infantil pelo IESMIG - Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais.

Lucilene Regina dos Santos, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela UNIC – Universidade de Cuiabá, Especialista em Educação Infantil e Letramento pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Marcia Regina de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pelo IVE – Instituto Varzeagrandense de Educação, Especialista em Educação Infantil pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso.

Rejane Aparecida Prado Jesus Lima, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Especialista em Educação Infantil: Concepção de Infância e Trabalho Educativo com Ênfase em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Afirmativo.

Roseli da Silva Machado, Faculdade Integradas de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Tecnologia – INET,  Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Integradas de Cuiabá - FIC.

Cibele Ferreira Mendes dos Santos, Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera, Especialista em Educação Infantil pela FEICS - Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão.

Cristiane Regine Rodrigues dos Santos, Faculdade UNINA

Graduada em Pedagogia pela Faculdade São Vicente - FASVIPA, Especialista em Alfabetização e Linguagem pela Faculdade UNINA.

Graciane Aniceto da Silva Fonseca, Faculdade UNINA

Graduada em Pedagogia pela UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, Especialista em Educação Infantil – Práticas em Sala de Aula pela Faculdade UNINA.

Jaqueline Lopes dos Reis, Faculdade UNINA

Graduação em Pedagogia pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Literatura Infantil pela Faculdade UNINA.

Katiúscia Cristina Costa Marques, Faculdade Afirmativo

Graduação em Pedagogia/Séries Iniciais pela UNIC – Universidade de Cuiabá, Especialista em Educação Especial Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade Afirmativo.

Silmara Francisca Gondim, Faculdades Integradas de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Educação Especial - Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela FIC – Faculdades Integradas de Cuiabá.

Onilce Epifânia da Silva, Faculdades Integradas de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Educação Infantil e Especial pela FIC –Faculdades Integradas de Cuiabá.

doi.org/10.51891/1539

Downloads

Publicado

2021-07-17

Como Citar

Macedo, E. L. da S. ., Moraes, D. F. de C. ., Silva, D. C. da ., Rodrigues, L. de O. ., Nascimento, M. M. do ., Boazegevski, S. ., … Silva, O. E. da . (2021). Apontamentos sobre educação e ludicidade. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7–104. https://doi.org/10.51891/1539

Edição

Seção

E-books

Categorias