EM CONTOS COM A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: A EXPERIÊNCIA DE UM CLUBE DE LEITURA ON-LINE

Autores

  • Paula Souza da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Érica Veloso Pimentel de Mello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Abel Ribeiro Fortes Faculdades Integradas Jacarepaguá de Santos Dumont

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1675

Palavras-chave:

Leitura. Leitor. Biblioteca Escolar. Literatura afro-brasileira. Racismo.

Resumo

A ampliação de espaços de leitura para além da sala de aula, pode despertar o interesse e contribuir para a formação de leitores, estabelecer novas relações sociais e possibilitar novos conhecimentos. A Biblioteca “Acyr Loureiro Lima” do IF Sudeste MG - campus Santos Dumont, com o objetivo de disponibilizar para a sua comunidade um espaço de incentivo à leitura que promovesse entretenimento e consciência racial a partir da literatura afro-brasileira criou o seu Clube de Leitura on-line. Esta prática também foi proposta para unir e descontrair esta comunidade no momento pandêmico que assolou todo o mundo. O Clube de Leitura on-line focou em contos da Literatura Afro-brasileira com o intuito de sensibilizar, orientar e informar aos participantes sobre os desafios históricos, sociais e econômicos enfrentados pelo povo afrodescendente e também para a valorização da sua riqueza cultural. Para tal contou com o apoio do NEABI - Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas do campus Santos Dumont. Em 2020, o Clube de Leitura On-line ofereceu encontros semanais por videoconferência, contando sempre com a mediação de especialistas em literatura e/ou em questões raciais. No primeiro semestre foi lida a obra de Conceição Evaristo - Olhos d`àgua, e no segundo semestre uma coletânea de contos de vários autores negros intitulada: Em conto com a literatura Afro-brasileira. Além dos encontros mediados por meio de webconferência no google meet, os participantes do projeto fazem parte de um grupo de WhatsApp criado para dar continuidade às discussões iniciadas nos encontros mediados, bem como, divulgar informes sobre as dinâmicas dos encontros. A ação foi bem avaliada pelos participantes e pretende-se dar continuidade ao projeto.

Biografia do Autor

Paula Souza da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Brasil. Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/6492494049335916.  Email: paula.silva@ifsudestemg.edu.br.

Érica Veloso Pimentel de Mello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Senac Minas. Vínculo institucional: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. E-mail: erica.mello@ifsudestemg.edu.br.

Abel Ribeiro Fortes, Faculdades Integradas Jacarepaguá de Santos Dumont

 Graduado em Administração _Habilitação em Comércio Exterior Pela Fundação Educacional de Santos Dumont - Faculdade de Ciências Gerenciais. Pós-graduado em Gestão Ambiental e pós-graduado em Gestão Pública. Pela: Faculdades Integradas Jacarepaguá de Santos Dumont.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Silva, P. S. da ., Mello, Érica V. P. de ., & Fortes, A. R. . (2021). EM CONTOS COM A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: A EXPERIÊNCIA DE UM CLUBE DE LEITURA ON-LINE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 175–182. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1675