MORTALIDADE MATERNA: AS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO

Autores

  • Raquel Maria de Jesus Souza Cunha Universidade Paulista - UNIP
  • Maria Janaílda Araújo Furtado Hospital Estadual Dirceu Arco Verde de Parnaíba -PI
  • Lucélia Soares da Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1677

Palavras-chave:

Mortalidade materna. Prática clínica baseada em evidências. Política de saúde.

Resumo

A mortalidade materna constitui-se um grave problema de saúde pública, sendo os países em desenvolvimento os que apresentam maior número de mortes por nascidos vivos, assim como o Brasil que registra uma taxa correspondente a 60 mortes para cada 100 mil nascidos vivos, enquanto nos países desenvolvidos esses dados são menores, contabilizando 20 mortes para cada cem mil nascidos vivos.   No cenário brasileiro as maiores taxas de mortalidade materna estão registradas nos Estados do Piauí e Maranhão, provocando nas equipes de saúde a importância de buscar medidas que visem a redução deste quadro. Objetivos: Identificar a partir das evidências científicas as principais estratégias de prevenção da mortalidade materna. Método: Revisão Integrativa da Literatura. Resultado: A má condução do pré-natal na atenção básica é apontada como fator determinante e intrínseco no desfecho negativo da realidade da mortalidade materna. Conclusão: O estudo contribuiu significativamente para a análise da mortalidade materna e as estratégias de redução a partir das evidências científicas.

Biografia do Autor

Raquel Maria de Jesus Souza Cunha, Universidade Paulista - UNIP

Profissional de Educação Física/Docente do Curso de Educação Física da Universidade Paulista - UNIP/Especialista em Saúde e Comunidade- UFPI/Mestre em Saúde da Mulher - UFPI 

Maria Janaílda Araújo Furtado, Hospital Estadual Dirceu Arco Verde de Parnaíba -PI

Enfermeira/Diretora administrativa do Hospital Estadual Dirceu Arco Verde de Parnaíba -PI/ Especialista em Gestão da clínica – Hospital Albert Einstein/Mestre em Saúde da Mulher – UFPI. E-mail: janaildafurtado@hotmail.com.

Lucélia Soares da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Enfermeira/Gerente da Estratégia de Saúde da Família do município de Parnaíba - PI/Especialista em educação na saúde para preceptoria no SUS/Mestre em Saúde da Mulher – UFPI. E-mail: lucelia09@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Cunha, R. M. de J. S. ., Furtado, M. J. A. ., & Silva, L. S. da . (2021). MORTALIDADE MATERNA: AS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 141–154. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1677