QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE SALADAS DE FRUTAS MINIMAMENTE PROCESSADAS EM SUPERMERCADO DA CIDADE DE MARÍLIA-SP

Autores

  • Juliana Audi Giannoni Universidade Federal de Lavras
  • Jéssica Kelly dos Santos FATEC/Marília/SP
  • Letícia de Alcântara Vasconcelos College/Dublin/Irlanda
  • Claudia Dorta Faculdade de Ciências e Letras Unesp Assis
  • Kely Braga Imamura Unesp-Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1692

Palavras-chave:

Processamento mínimo. Segurança. Qualidade microbiológica. Salada de frutas. Salmonella spp. Coliformes.

Resumo

A utilização de alimentos minimamente processados vem crescendo na medida em que as pessoas estão buscando uma alimentação mais saudável, nutritiva e de fácil preparo. A determinação da presença de micro-organismos deteriorantes e patogênicos nestes produtos é essencial para a qualidade microbiológica, implantação e manutenção das Boas Práticas de Fabricação (BPF) no processamento destes alimentos. Diante do exposto, este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica de saladas de frutas minimamente processadas produzidas e comercializadas em supermercado da cidade de Marília/SP. Todas as amostras analisadas encontraram-se dentro dos padrões estabelecidos pela RDC Nº 331, de 23 de dezembro de 2019.

Biografia do Autor

Juliana Audi Giannoni, Universidade Federal de Lavras

Pós-Doutorado em Ciência dos Alimentos com Irradiação Gama e Processamento Mínimo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras/MG. Doutorado e Mestrado em Agronomia/Horticultura pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Botucatu-SP. Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras/MG. Professora Associado III, junto ao curso de Tecnologia em Alimentos e da Pós-Graduação da Fatec/Marília/SP. Experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Toxicologia, Processamento mínimo, Irradiação Gama, Análise sensorial, Tecnologia de Açúcar e Álcool; e na área de Horticultura com PANCs.

Jéssica Kelly dos Santos, FATEC/Marília/SP

Graduada em Tecnologia em Alimentos pela FATEC/Marília/SP. Experiência em Usina Clealco Açúcar e Álcool Queiroz/SP com atuação em laboratório PCTS e laboratório industrial, realizando análises físico-químicas para controle de qualidade desde a matéria prima até o produto final. Atuando na coleta de amostras para a realização das análises, calibração dos equipamentos, preparo de reagentes e limpeza e organização de vidrarias.

Letícia de Alcântara Vasconcelos, College/Dublin/Irlanda

Graduada em Tecnologia em Alimentos pela FATEC/Marilia/SP e estudante de Bacharelado em Business pela CCT College/Dublin/Irlanda. Formação em Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP) level 1,2 e 3 por Musgrave, Dublin/Irlanda e Project Management pela ECollege, Dublin/Irlanda. Experiência na rede de Fast Food, Burger King, Assis/SP, com atuação de gerenciamento de pessoas, treinamento de boas práticas de fabrição e garantindo a segurança alimentar dos consumidores. Experiência na rede Centra, Dublin/Irlanda, em gerenciamento de estoque com aplicação do sistema FIFO, responsável por compras de mercadorias de fornecedores locais e credenciados pela companhia, encarregada pelo recrutamento, seleção e contratação de novos funcionários, treinamento e aplicação do HACCP na rotina diária do estabelecimento.

Claudia Dorta, Faculdade de Ciências e Letras Unesp Assis

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências e Letras Unesp Assis, Mestrado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências de Rio Claro Unesp e Doutorado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências de Rio Claro Unesp . Atualmente é Professor de Ensino Superior da Faculdade de Tecnologia de Marília-SP: Estudante Rafael Almeida Camarinha. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação e Microbiologia de Alimentos.

Kely Braga Imamura, Unesp-Araraquara

Doutora e Mestre em Biotecnologia pela Unesp-Araraquara, com ênfase em biologia molecular e micro-organismos, Especialista em Microbiologia (Lato sensu) pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), e Tecnóloga em Alimentos pela Faculdade Estadual de Tecnologia de Marília (FATEC-MARILIA). 5 anos de experiência em Indústria de Alimentos, como chefe laboratorista Industrial. Coordenadora, Professora e Orientadora pela Unyleya em cursos da área de engenharia de alimentos, desenvolvimento de novos produtos, análises clínicas e microbiologia. Experiência na área de Ciência, Engenharia e Tecnologia de Alimentos, Produção Industrial, Química e Microbiologia.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Giannoni, J. A. ., Santos, J. K. dos ., Vasconcelos, L. de A. ., Dorta, C. ., & Imamura, K. B. (2021). QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE SALADAS DE FRUTAS MINIMAMENTE PROCESSADAS EM SUPERMERCADO DA CIDADE DE MARÍLIA-SP. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 372–385. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1692