GÊNEROS TEXTUAIS: IMPRESCINDÍVEIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Maria Gorette da Silva Veni Creator Christian University
  • André Neres de Lima Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1711

Palavras-chave:

Gêneros textuais. Língua Portuguesa. Ensino-Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho defende o uso dos gêneros textuais para a aquisição e construção dos saberes linguísticos e não linguísticos na aprendizagem da Língua Portuguesa, na vida escolar do aluno. Eles servem de suporte e instrumento pedagógico na postura consciente do professor, para a formação de valores não meramente em atividade de sala de aula, mas também na tomada de decisões para a solução de conflitos, promovendo experiências para o enriquecimento das habilidades e competências dos educandos. Esta pesquisa possui caráter bibliográfico, e mostra o embasamento teórico através de consultas a diversos livros de autores renomados acerca do assunto em estudo. Fundamenta-se na utilização dos gêneros textuais, pois com eles, seus usuários constroem visões de mundo, estimula-se o gosto pela leitura e escrita. Os gêneros contribuem também para a reflexão sobre a Língua, interação das práticas sociais, ascensão do indivíduo às variadas formas de comunicação. Por meio destes usos de forma processual, e progressiva, o educando abrirá novos horizontes, construirá conhecimento, escrevendo, assim, sua cidadania.

 

Biografia do Autor

Maria Gorette da Silva, Veni Creator Christian University

Graduada em Letras, pela Faculdade de formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL), Pós-Graduada em Metodologia em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira, pela UNINTER, Pós-Graduanda em Ciências da Educação, pela Veni Creator Christian University. E-mail: mgorettesv@gmail.com.

André Neres de Lima, Veni Creator Christian University

Graduado em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especializado em Educação de Jovens e Adultos, pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Pós-Graduando em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail: andreneres1985@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Silva, M. G. da, & Lima, A. N. de . (2021). GÊNEROS TEXTUAIS: IMPRESCINDÍVEIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 625–640. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1711