A ORIGEM E EVOLUÇÃO DA FISIOTERAPIA: DA ANTIGUIDADE AO RECONHECIMENTO PROFISSIONAL

Autores

  • Robson Feliciano da Silva Universidade Cândido Mendes
  • Sérgio William da Silva Santos Centro Universitário FACOL.
  • Adriele Sena dos Santos Centro Universitário FACOL
  • José Luís dos Santos Filho Centro Universitário FACOL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1718

Palavras-chave:

Evolução. Fisioterapia. Reconhecimento Profissional.

Resumo

A Fisioterapia tem sua fundamentação na antiguidade (foi Hipócrates, o pai da medicina que utiliza pela primeira vez o termo “Medicina de Reabilitação”), é uma profissão da área da saúde, considerada como campo de atuação profissional. Desde os primórdios, foi utilizada de forma empírica e no decorrer de sua história, acompanhou as mudanças e transformações do século XX. Foi na Europa, o surgimento das primeiras escolas, primeiramente na Alemanha e depois da Inglaterra. No Brasil com as leis, decretos e emendas conquistaram a legalidade profissional, conferindo direitos e deveres. Atualmente, o processo de formação do fisioterapeuta está direcionado a desenvolver competências e habilidades gerais para atenção à saúde, como ações de prevenção, promoção e proteção da saúde, além da reabilitação individual e coletiva. Esse trabalho teve como objetivo mostrar a evolução da fisioterapia considerando três grandes subdivisões da história da humanidade: períodos que antecede a Primeira Guerra mundial (Antiguidade, Idade Média, Renascimento e Industrialização), períodos das grandes guerras e período contemporâneo. A metodologia utilizada foi por meios de buscas a referências bibliográficas nas bases de dados eletrônicos. O critério de inclusão do estudo foi a abordagem de temas relacionados às questões a evolução da Fisioterapia e o reconhecimento profissional. Foram utilizados para a busca, artigos disponibilizados na íntegra em português e em inglês. Conclui que a fisioterapia, ao longo da história, vem fortificando o reconhecimento da importância da profissão, estabelecendo funções ao movimento corporal, mas também potencializando funções ao sujeito como pessoa. As transformações foram positivas, tanto no âmbito profissional, quanto no âmbito acadêmico. O fisioterapeuta está presente em todas as escalas com todas as áreas em crescimento.

Biografia do Autor

Robson Feliciano da Silva, Universidade Cândido Mendes

 Especialista em Ensino de Biologia pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Especialista em Análises Clínicas pela Faculdade Escritor Osman da Costa Lins - FACOL. Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Acadêmico em Fisioterapia pela UNIFACOL – Centro Universitário FACOL. E-mail: robsonf.silva@unifacoledu.br.

Sérgio William da Silva Santos, Centro Universitário FACOL.

Acadêmico em Fisioterapia pela UNIFACOL – Centro Universitário FACOL. E-mail: swilliam.315@gmail.com

Adriele Sena dos Santos, Centro Universitário FACOL

Acadêmica em Fisioterapia pela UNIFACOL – Centro Universitário FACOL. E-mail: adriele_07@hotmail.com

José Luís dos Santos Filho, Centro Universitário FACOL

Acadêmico em Fisioterapia pela UNIFACOL – Centro Universitário FACOL. E-mail: j.luis1@outlook.com.br.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Silva, R. F. da ., Santos, S. W. da S. . ., Santos, A. S. dos ., & Filho, J. L. dos S. . (2021). A ORIGEM E EVOLUÇÃO DA FISIOTERAPIA: DA ANTIGUIDADE AO RECONHECIMENTO PROFISSIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 782–791. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1718