O SERVIÇO SOCIAL NO NASF: UM RELATO DE REALIDADE

Autores

  • Roberta Conrad UDESC
  • Suzana Matheus Pereira UDESC
  • Tamara Alexandra Arias Schutel Núcleo de Apoio à Saúde da Família no Município de São José

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1731

Palavras-chave:

Serviço social. saúde da família. ação intersetorial. Equipe interdisciplinar de saúde.

Resumo

Introdução: Considerando o conceito ampliado de saúde e seus determinantes sociais, este artigo se apresenta como fonte exemplificativa da importância da inserção do assistente social nos NASF, através do trabalho multiprofissional e intersetorial. Relato de caso: Trata-se se uma idosa diabética residente em um bairro de Florianópolis, aposentada e estava com complicações decorrentes de uma ferida aberta devido a diabetes e por isso com muita dificuldade de caminhar. Sua filha e sua neta de 10 anos moram com ela. Uma trabalha em período integral e a outra cuida da avó à tarde. A demanda trazida pela família foi a respeito de como colocar a idosa em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e este artigo trata das ações desencadeadas pelo serviço social do NASF na solução das questões relacionadas à qualidade de vida da idosa. Conclusão: Através desse artigo é visto a importância da inserção do assistente social no NASF, trazendo profundas contribuições para as equipes de saúde da família, uma vez que se coloca como o principal articulador entre as políticas públicas, propiciando estratégias de diálogo entre equipe e comunidade, trabalhando na garantia de direitos da população.

Biografia do Autor

Roberta Conrad, UDESC

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Especialista em Saúde da Família (2015-2017) pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, UDESC, pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado. Qualificação em RH pela ABRH Associação Brasileira de Recursos Humanos. Tutora no curso Prevenção ao uso de Drogas (EAD-UFSC) para conselheiros municipais. Atua na Prefeitura de Palhoça na Proteção Social Básica (CRAS) e COMDIM (Conselho Municipal dos direitos da Mulher) e também no setor de Benefícios Sóciossistenciais e atualmente sou assistente social da Prefeitura Municipal de São José. E-mail: betacrd@hotmail.com.

Suzana Matheus Pereira, UDESC

Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2009). Possui mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina e desenvolve projetos de pesquisa em Fisioterapia, Biomecânica, Natação, Iatismo, Pilates, Hidroginástica e Exercícios Aquáticos no Laboratório de Pesquisas em Biomecânica Aquática do Centro de Ciências da Saúde e Desporto da UDESC

Tamara Alexandra Arias Schutel, Núcleo de Apoio à Saúde da Família no Município de São José

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Pós-graduação em Saúde da Família modalidade Residência (2015). Atualmente é assistente social no Núcleo de Apoio à Saúde da Família no Município de São José. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Saúde, Saúde Mental e uso abuso de crack e outras drogas.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Conrad, R. ., Pereira, S. M. ., & Schutel, T. A. A. (2021). O SERVIÇO SOCIAL NO NASF: UM RELATO DE REALIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 913–925. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1731