UMA PESQUISA SOBRE INTEROPERABILIDADE EM AMBIENTE E-LEARNING COM GAMIFICAÇÃO

Autores

  • Antônio Rege Lopes dos Santos Centro de Estudos Avançados de Recife (CESAR)
  • Alexandre de Sá Carneiro Wanderley Centro de Estudos Avançados de  Recife

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1749

Palavras-chave:

interoperabilidade. E-Learning. Gamificação.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre Interoperabilidade em Ambientes e-Learning com Gamificação. Os ambientes e-Learning gamificado tem permitido novos modos de difundir o conhecimento[20]. A gamificação refere-se, ao uso dos elementos de jogos em contexto que “não são de jogos”, e isso, tem chamado a atenção de pesquisadores em investigar sobre o tema. A partir de uma revisão sistemática, este trabalho mostra como resultado, análise de artigos publicados em 2013 e 2017, disponíveis nas bases de dados da IEEE, ACM Library e Google Scholar. Na visão dos autores pesquisados, cresce a motivação e engajamento dos alunos quando utilizam ambientes com gamificação, porém, concordam que, em face da diversidade de sistemas, há necessidade de estudos mais aprofundados sobre como integrar essas plataformas a outros ambientes externos.

Biografia do Autor

Antônio Rege Lopes dos Santos, Centro de Estudos Avançados de Recife (CESAR)

Mestrado em Engenharia de Software/Cesar School - Recife/PE.Centro de Estudos Avançados de Recife (CESAR),Brasil E-mail: regejs@gmail.com.

Alexandre de Sá Carneiro Wanderley, Centro de Estudos Avançados de  Recife

Mestrado em engenharia de Software/Centro de Estudos Avançados de  Recife - (CESAR) Recife/PE. E-mail: adscw16@gmail.com

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

Santos, A. R. L. dos ., & Wanderley, A. de S. C. (2021). UMA PESQUISA SOBRE INTEROPERABILIDADE EM AMBIENTE E-LEARNING COM GAMIFICAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1082–1091. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1749