A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Fernanda Viana Pinheiro Faculdades Integradas de Várzea Grande
  • Joanice Batista de Arruda Faculdade de Cuiabá
  • Maria Cristina Gusmão Ferreira
  • Rosiane Cristina de França Azevedo Franco Faculdades Integradas de Cuiabá
  • Helena Aparecida de Faria Faculdade Afirmativo
  • Luzinete de Oliveira Teixeira Instituto Cuiabano de Educação – ICE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1766

Palavras-chave:

Música. Movimento. Desenvolvimento Infantil.

Resumo

A linguagem da música existe na vida humana desde o nascimento, e as crianças precisam desenvolver um senso de ritmo. Os humanos têm maneiras diferentes de responder aos estímulos ambientais, incluindo o movimento. As crianças têm reações e gostos e estão prontas para aprender mais do que entendem. Precisamos analisar como podemos contribuir para a musicalização das crianças. A música contribui para o desenvolvimento cognitivo e motor, estimulando a criatividade. O dia-a-dia das crianças atende vários propósitos, incluindo ajudá-las a desenvolver hábitos, atitudes, disciplina. Partindo da hipótese de que a música pode influenciar o desenvolvimento cognitivo e motor infantil, este artigo buscou demonstrar que a música contribui significativamente para o desenvolvimento infantil por meio do estudo da literatura existente. Portanto, o artigo conclui que a música pode promover o desenvolvimento infantil, atrair mais atenção na sala de aula e estimular a criatividade e o movimento dos alunos.

Biografia do Autor

Fernanda Viana Pinheiro, Faculdades Integradas de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pela FIAVEC - Faculdades Integradas de Várzea Grande, Especialista em Educação Infantil pela FIAVEC - Faculdades Integradas de Várzea Grande.

Joanice Batista de Arruda, Faculdade de Cuiabá

Graduação em Pedagogia pelo UNIVAG - Centro Universitário, Especialista em Educação Infantil pela FAUC - Faculdade de Cuiabá.

Maria Cristina Gusmão Ferreira

Graduação em Pedagogia pela UNIC - Universidade de Cuiabá.

Rosiane Cristina de França Azevedo Franco, Faculdades Integradas de Cuiabá

Graduação em Pedagogia pela UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Educação Infantil e Especial pela FIC - Faculdades Integradas de Cuiabá.

Helena Aparecida de Faria, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Afirmativo.

Luzinete de Oliveira Teixeira, Instituto Cuiabano de Educação – ICE

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE, Especialista em Alfabetização e Educação Infantil pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Downloads

Publicado

2021-08-03

Como Citar

Pinheiro, F. V. ., Arruda, J. B. de ., Ferreira, M. C. G., Franco, R. C. de F. A. ., Faria, H. A. de, & Teixeira, L. de O. (2021). A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1188–1204. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1766