O LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DA CRIANÇA

Autores

  • Leia Regina Thome da Silva Universidade Nove de Julho
  • Cleonice Alves Pereira Barroso Centro Universitário São Camilo
  • Joelma Adileu Pereira de Oliveira Centro Universitário São Camilo
  • Maria Jose de Oliveira
  • Suzi Satico Shiroiwa Centro Universitário São Camilo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1783

Palavras-chave:

Alfabetização. Lúdico. Aprendizagem significativa

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar a importância do lúdico no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, pois sabe-se que essa etapa da educação requer a adoção de medidas para construir bases sólidas, visando o desenvolvimento global da criança. Para alcançar tal objetivo, o trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, realizada na consulta às publicações de referência na literatura da área. Buscou compreender como o lúdico pode auxiliar no desenvolvimento das capacidades física, social, motora, afetiva, emocional e cognitiva, além de contribuir no desenvolvimento e aquisição da leitura e escrita em um contexto que traz prazer e satisfação para as crianças. Priorizou-se a aprendizagem significativa, que valoriza os aspectos destacados acima, o contexto social e as experiências prévias da criança. Ressaltou-se a necessidade dos professores conhecerem os diversos fatores que contribuem com o desenvolvimento e aquisição do conhecimento infantil para auxiliá-los da forma mais adequada no processo de ensino-aprendizagem. Assim, compreende-se que o aluno deve ser tratado de forma singular com empatia, considerando sua emoção, seus interesses, tempo e ritmo, atitudes fundamentais que fazem a criança se sentir segura e se entregar de forma ativa e reflexiva ao objeto de conhecimento.

Biografia do Autor

Leia Regina Thome da Silva, Universidade Nove de Julho

Graduação em Pedagogia - Centro Universitário São Camilo. Pós-graduação - Análises clínicas - Universidade Nove de Julho. Licenciatura - Biologia - Universidade de Franca. Graduação – Bacharelado em Ciências Biológicas - Universidade Nove de Julho. E-mail: leias.regina@hotmail.com.

Cleonice Alves Pereira Barroso, Centro Universitário São Camilo

Graduação - Pedagogia - Centro Universitário São Camilo. Atua no magistério há 26 anos.

Joelma Adileu Pereira de Oliveira, Centro Universitário São Camilo

Graduação - Pedagogia - Centro Universitário São Camilo

Maria Jose de Oliveira

Graduação - Pedagogia - Centro Universitário São Camilo.

Suzi Satico Shiroiwa, Centro Universitário São Camilo

Graduação - Pedagogia - Centro Universitário São Camilo. Administração de empresas conclusão em 1993 na instituição FECAP- Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Silva, L. R. T. da ., Barroso, C. A. P. ., Oliveira, J. A. P. de ., Oliveira, M. J. de ., & Shiroiwa, S. S. . (2021). O LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DA CRIANÇA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1284–1315. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1783