DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE

Autores

  • Mara Alice Braulio Costa Must University
  • Paula da Silva Guedes Must University
  • Rosane Saraiva Guerra Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2279

Palavras-chave:

Educação a Distância. Novas tecnologias. Internet.

Resumo

Nas últimas décadas com o advento da internet a EAD - Educação a Distância ganhou um destaque relevante devido às possibilidades de interação professor versus aluno, aluno versus aluno. Esta interação entre os pares foi possível acontecer via chats, fóruns (com discussões temáticas), chamadas de vídeo, vídeo conferências, reunião mediadas via plataformas como o Meet, Zoom, entre outras, graças à possibilidade de uso das Novas Tecnologias da informação e Comunicação - NTIC’s. Porém, mesmo com todas essas possibilidades de interação e comunicação, os desafios em ofertar um curso de qualidade permanecem, uma vez que eles perpassam por vários pontos que exigem a atenção dos que buscam este tipo de ensino. Dentre esses desafios podemos apontar alguns como: compor o design instrucional, o profissional preparado a frente desta construção (o designer instrucional), a equipe multidisciplinar que irá tirar o projeto do papel e torná-lo real, os professores, os tutores, os equipamentos, a falta de acesso à Internet dos alunos para poder usufruir dos cursos a distância, a ausência de conhecimento em informática básica, dificuldades de se manter motivado e com disciplina, a falta de capacitação tecnológica dos professores ao fazerem uso das plataformas digitais. Pode-se afirmar que há uma gama de aparatos necessários para o melhorias consistentes na EAD, mas dentre todos os desafios elencados não pode ser deixado de fora o principal deles, o aluno da EAD, qual o seu perfil de estudante e o quão de autonomia ele necessita para ter sucesso na sua trajetória de aprendizagem.

Biografia do Autor

Mara Alice Braulio Costa, Must University

Graduação: Pedagogia Graduação: Letras-Português/Inglês. Pós Graduação Lato Senso:Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Pós Graduação Lato Senso: Tecnologias e Educação a Distância. Pós Graduação Stricto Sendo: Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Paula da Silva Guedes, Must University

Graduação: Pedagogia - Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Pós- Graduação Lato Senso: Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial - Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Pós- Graduanda em: Docência do ensino superior e EJA- Faculdade de Minas. (FACUMINAS. Pós- Graduanda em: Educação infantil e Letramento - Faculdade de Minas (FACUMINAS). Pós- Graduação Stricto Senso: Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Rosane Saraiva Guerra, Must University

Graduação: Licenciatura em Geografia - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pós-Graduação Lato Senso: Metodologia Inovadoras Aplicadas à Educação: Ensino de Ciências Humanas - Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). Pós-graduação Strictu Senso: Mestranda em Tecnologia Emergentes em Educação pela Must University.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Costa, M. A. B. ., Guedes, P. da S. ., & Guerra, R. S. . (2021). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 766–776. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2279