A HOMEOPATIA COMO PROPOSTA TERAPÊUTICA: EVIDÊNCIAS HISTÓRICAS E CIENTÍFICAS

Autores

  • Marize Alves Peixoto Macedo da Silva UNIG - Universidade Iguaçu
  • Lívia Cabral Lobo UNIG - Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2720

Palavras-chave:

Especialidade Farmacêutica. Homeopatia. Proposta Terapêutica. Saúde. Terapia Sistêmica.

Resumo

A homeopatia foi motivada, em 1796, por Christian Hahnemann e oferece os princípios da cura pelo semelhante, da experiência em pessoa sadia, o preceito da medicação única, diluída e dinamizada. No Brasil, a homeopatia foi trazida em 1840, sendo admitida como uma especialidade médica no ano de 1980, e como uma especialidade farmacêutica em 1992. O fato de as medicações contarem com doses extremamente diluídas é uma das razões que tornam mais difícil a aceitação desta terapia pela comunidade. Todavia, a área científica tem recebido importantes evidências, principalmente como uma abordagem complementar, com base no vitalismo, em um modelo de atenção à saúde delineado de forma transdisciplinar, na busca pela integralidade do cuidado. Ao examinar tal situação, esse estudo ressalta o problema de pesquisa a seguir: é a homeopatia uma proposta terapêutica eficaz? O objetivo geral é identificar as principais características da homeopatia. No que se refere ao estabelecimento de objetivos específicos, evidenciam-se: verificar, sob a perspectiva histórica, a homeopatia desde sua proposta por Hahnemann até a visão contemporânea de Sankaram; investigar a utilização da homeopatia no Brasil, bem como sua inclusão no sistema de atenção à saúde; analisar as evidências científicas sobre a homeopatia no mundo e no Brasil. A Revisão Bibliográfica Narrativa, também conhecida por Revisão de Literatura, é o procedimento metodológico definido para esta pesquisa, com ênfase para a avaliação de questões sobre a adoção da homeopatia crescer, principalmente em função da percepção de suas virtudes como terapia sistêmica, com poucos efeitos adversos e pela questão do custo e do benefício, e parcialmente pela desconfiança na medicina convencional.

 

Biografia do Autor

Marize Alves Peixoto Macedo da Silva, UNIG - Universidade Iguaçu

Bacharelanda em farmácia pela Universidade Iguaçu (UNIG).  E-mail: marizeapmacedodasilva@yahoo.com

 

Lívia Cabral Lobo, UNIG - Universidade Iguaçu

Mestre em Ciências de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora assistente no Departamento de Farmácia da Universidade Iguaçu (UNIG). Orientadora do trabalho. Email: livia.cl@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

Silva, M. A. P. M. da ., & Lobo, L. C. . (2021). A HOMEOPATIA COMO PROPOSTA TERAPÊUTICA: EVIDÊNCIAS HISTÓRICAS E CIENTÍFICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2009–2034. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2720