A EDUCAÇÃO MUSICAL NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Adilce Maria Xavier de Campos Faculdade de Educação de Assis
  • Andreia Menegueti Universidade Cândido Mendes – Rio de Janeiro
  • Astrogilda Silva de Oliveira Faculdade de Educação São Luís
  • Crist Wilian de Moura Barbosa da Silva Faculdade Brasileira de Educação e Cultura
  • Gercina Fabiana Santana Barros UNIC
  • Giselle Carolina de Lima e Silva UNOPAR
  • Jaqueline Miranda de Sena AVEC – Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura
  • Luana Xavier Gonçalves de Paula UNIASSELVI
  • Rosangela Cristina de Souza Machado FIAVEC – Faculdades Integradas de Várzea Grande
  • Uetes do Carmo Santos UNIP-DF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2986

Palavras-chave:

Aprendizagem. Intervenção Psicopedagógica. Educação Musical. Música. Estratégia de Ensino.

Resumo

A aprendizagem encontra-se em foco de discussões psicopedagógicas, buscando-se melhoras formas de diagnóstico e de estratégias para se trabalhar junto aos alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, se apresenta a educação musical para trabalhar a aprendizagem dos alunos da educação básica, embasando-se em uma forma de intervenção psicopedagógica no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral deste estudo é discutir as potencialidades da educação musical no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos da educação básica. Este estudo se qualifica como uma pesquisa bibliográfica. O desenvolvimento deste estudo se embasar na importância de se compreender as potencialidades da educação musical no processo de ensino-aprendizagem dos alunos em sala de aula. A educação musical não se restringe a formação de músicos, mas se constitui também como uma estratégia de ensino para promover a aprendizagem de diversos conhecimentos aos alunos das séries iniciais.

Biografia do Autor

Adilce Maria Xavier de Campos, Faculdade de Educação de Assis

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales. Pós-graduada pelo Instituto Educacional de Assis – IEDA. Faculdade de Educação de Assis – Didática Geral. e-mail: adilce.campos@hotmail.com.

Andreia Menegueti, Universidade Cândido Mendes – Rio de Janeiro

Especialista em Educação Física pela Universidade Cândido Mendes – Rio de Janeiro. Graduada em Educação Física Licenciatura pela Universidade Cuiabá – UNIC. Professora efetiva da rede pública municipal de Cuiabá-MT. e-mail: andreiamenegueti978@gmail.com.

Astrogilda Silva de Oliveira, Faculdade de Educação São Luís

Concluído em 1998 pela Universidade de Cuiabá – UNIC o curso de Pedagogia – Licenciatura Plena. Pós-Graduação em 2020 pela Faculdade de Educação São Luís no curso de Educação Especial e Inclusiva. e-mail: astrogildasilva10@gmail.com.

Crist Wilian de Moura Barbosa da Silva, Faculdade Brasileira de Educação e Cultura

Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura. Pós-graduado em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade de Administração, Humanas e Exatas. Licenciado em Geografia pela UNIP. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Delta. e-mail: cristwilian@hotmail.com.

Gercina Fabiana Santana Barros, UNIC

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UNIC. Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização pelo ICEC. e-mail: barrosfabiana212@gmail.com.

Giselle Carolina de Lima e Silva, UNOPAR

Licenciada em Pedagogia pela UNOPAR. Especialista em Educação Infantil com ênfase em letramento pela FACITEP. E-mail: gi.lima3@hotmail.com.

Jaqueline Miranda de Sena, AVEC – Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura

Licenciatura em Pedagogia pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso. Pós-graduada em Educação Infantil pela AVEC – Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura. e-mail: jaque_sena@hotmail.com.

Luana Xavier Gonçalves de Paula, UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia – UNOPAR. Pós-graduada em psicopedagogia – UNIASSELVI. e-mail: depailaluana765@gmail.com.

Rosangela Cristina de Souza Machado, FIAVEC – Faculdades Integradas de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pela UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela FIAVEC – Faculdades Integradas de Várzea Grande. e-mail: rosangelacsm@gmaill.com.

Uetes do Carmo Santos, UNIP-DF

Pós-graduado em Educação Infantil e Ensino Fundamental (UNIP-DF). Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA). Licenciado em Educação Física pela Universidade Paulista (UNIP). e-mail: pefprofessor@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Campos, A. M. X. de ., Menegueti, A. ., Oliveira, A. S. de ., Silva, C. W. de M. B. da ., Barros, G. F. S. ., Silva, G. C. de L. e, … Santos, U. do C. . (2021). A EDUCAÇÃO MUSICAL NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DAS SÉRIES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2984–2998. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2986