VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER DECORRENTE DO MACHISMO: UM FATO SOCIAL DE BASE CRISTÃ

Autores

  • Líbia Kícila Goulart Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Dulce Helena Pontes-Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.2991

Palavras-chave:

Violência. Mulher. Machismo. Igreja.

Resumo

Este ensaio argumenta a tese de que grande parte de casos de violência contra a mulher ocorrem devido ao machismo impregnado na sociedade desde o surgimento do cristianismo e que, por ocasião da pandemia da Covid-19, os índices de feminicídio têm aumentado. Para fundamentação teórico-metodológica recorreu-se aos clássicos da Sociologia: Marx, Durkheim e Weber – a partir dos quais se estabelece uma conversa sociológica para entender os casos mais recentes desse fato social.

 

Biografia do Autor

Líbia Kícila Goulart, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutoranda em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Mestre em Ciências das Religiões (Unidas de Vitória/ES). Especialista em Processo Civil (PUC/MG). Graduada em Direito (Universidade Iguaçu, campus V) e em Serviço Social (UFF).  Atua como advogada e também como professora do Centro Universitário UniRedentor/Afya (Itaperuna/RJ). E-mail: libiakicila@hotmail.com.

Dulce Helena Pontes-Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ

Doutora em Língua Portuguesa (Uerj). Mestra em Educação (UCP). Especialista em Língua Portuguesa (Fafita) e em Semiótica Discursiva (Uniara). Graduada em Letras (Fafita). Professora do Ensino Superior (Centro Universitário São José). Revisora de textos científicos, acadêmicos, TCC, livros, etc. E-mail: dulcehpontes@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Goulart, L. K. ., & Pontes-Ribeiro, D. H. . (2021). VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER DECORRENTE DO MACHISMO: UM FATO SOCIAL DE BASE CRISTÃ . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 22–31. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.2991