AS METODOLOGIAS POR PROJETO NAS SALAS DE AULAS DO CEFET-MG, DESDE O PONTO DE VISTA DOS DOCENTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Iris Maria de Souza Carvalho Universidad Internacional Iberoamericana- UNINI-MÉXICO
  • Maria Aparecida Santos e Campos Universidade de Jaén- ESPANHA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.2993

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Trabalho por Projeto. Design Thinking. Projetos Pedagógicos.

Resumo

Hoje em dia, os meios utilizados para a comunicação de massa e nos sistemas de educação vêm sendo objeto de mudanças originadas a partir do desenvolvimento e difusão das tecnologias da informação e comunicação, que implementam novas estratégias no sistema educacional adaptando e integrando processos de gestão da qualidade e melhoria do ensino, vinculados aos contextos socioeconômico e cultural. Estas mudanças refletem nas tendências pedagógicas dentro das salas de aula. De acordo com o BNCC, a construção do conhecimento é um processo que envolve a participação ativa do professor e do aluno, o docente deve utilizar metodologias ativas e considerar as experiências e vivências do aluno fomentando a autonomia para assumir uma postura partícipe na construção dos saberes. Nesta perspectiva este estudo qualitativo descritivo e exploratório de corte transversal teve como objetivo verificar se os docentes do CEFET- MG, campus BH conhecem e utilizam as metodologias ativas e se incorporam a metodologia por projetos nas suas práticas docentes Amostra: 15 docentes dos cursos técnicos do CEFET. Instrumento de pesquisa: questionário Ad Hoc com perguntas fechadas, sobre metodologias ativas.  Para tabulação e a análise de dados, se utilizou o programa SSPS  (Statistical Program for Social Sciences)da IBM versão 1.9. analisados e estão apresentados em estatística descritiva. Resultados: verificou-se que os docentes conhecem, mas, em sua maioria, não utiliza como prática docente, a metodologia de projetos. Foi identificada uma demanda para atualização dos docentes em sua formação que possa incluir a prática da interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Iris Maria de Souza Carvalho, Universidad Internacional Iberoamericana- UNINI-MÉXICO

Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI-MX). Mestre em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia convênio UFRJ/FACC. Pós graduado Latu Sensu em: Indexação da Informação, Organização do Conhecimento para Recuperação da Informação e Formação de Docentes em Curso Superior. Docente do Curso de Pós Graduação em Geriatria e Gerontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente do Curso de Pós- Graduação em Gestão Geriátrica  e Gerontológica PUC-RJ. E-mail:iris.desouza@doctorado.unini.edu.mx  ORCID https://orcid.org/0000-0002-5656-0889.

Maria Aparecida Santos e Campos, Universidade de Jaén- ESPANHA

PhD em Educação, Universidade de Jaén. Coordenadora do Grupo de Pesquisa UNINI/BR e MEDERE. Membro do grupo de investigação HUM790- Univ. Jaén, Grupo AL Andaluz, Universidad  de Andalucia (Sevilla) . Professora e diretora de tese doutoral - Universidade UNINI - México no ensino superior. Professora na Associação AFIXA, Jaén, España. Mestre em Ciências da Educação, e em Atividade Física Licenciada e Bacharel em Educação Física pela PUC-MG, Licenciada em Pedagogia pela UniBF. Especialista em Metodologia e Planejamento do ensino Superior, Educação Física Escolar, Didática e Psicologia da Educação.. Lattes:http://lattes.cnpq.br/1253652978692557  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-1790-5438  e-mail: maria.santos@unini.edu.mx.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Carvalho, I. M. de S. ., & Campos, M. A. S. e . (2021). AS METODOLOGIAS POR PROJETO NAS SALAS DE AULAS DO CEFET-MG, DESDE O PONTO DE VISTA DOS DOCENTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 46–67. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.2993