OS CONFLITOS SOCIAIS E MEDIAÇÃO NA MODERNIDADE: E A COMPREENSÃO DOS ATORES SOCIAIS ENVOLVIDOS

doi.org/10.29327/217514.6.12-2

Autores

  • Janete Rosa Martins Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Palavras-chave:

Atores. Compreensão. Conflitos sociais. Mediação.

Resumo

O presente artigo visa discutir sobre os conflitos sociais e mediação na modernidade e a sua compreensão dos atores sociais envolvidos. Mas para que isso ocorra, cabe destacar a teoria de justiça que vá além da distribuição de direitos e bens, e, examinar os padrões institucionalizados de valoração cultural. Inclusive cabe a consideração em que medida tal padrão impede a paridade de participação na vida social. O método utilizado é o hipotético dedutivo, pesquisas indiretas na legislação, doutrina e periódicos. A compreensão dos atores sociais envolvidos em conflitos passa pela mediação como meio de tratamento de conflitos.

 

 

 

Biografia do Autor

Janete Rosa Martins, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Ciências Sociais pela UNISINOS – São Leopoldo/RS, Mestre em Direito pela UNISC – Santa Cruz do Sul/RS e Especialista em Direito Público e Bacharel em Direito pela UNIJUI – Ijuí/RS, Professora da Pós-graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado e da Graduação em Direito, Editora da Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas, Pertencente ao Grupo de pesquisa Conflito, Cidadania e Direitos Humanos,  vinculado a Linha de Pesquisa II – Políticas de Cidadania e Resolução de Conflitos,  pesquisadora em Mediação URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo/RS. Orcid –https://orcid.org/0000-0002-8014-8237. E-mail: janete@san.uri.br.

 

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Martins, J. R. (2020). OS CONFLITOS SOCIAIS E MEDIAÇÃO NA MODERNIDADE: E A COMPREENSÃO DOS ATORES SOCIAIS ENVOLVIDOS: doi.org/10.29327/217514.6.12-2. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 19. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/305