VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE A VIOLÊNCIA DA ESCOLA CONTRA A CRIANÇA

Autores

  • Julia Bastos Lopes
  • Denise Paiva d`Ávila Melo Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3080

Palavras-chave:

Escola. Violência escolar. Educação Infantil. Pedagogia. Professor-aluno.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir e expor a relação entre os conceitos de violência e autoridade no contexto escolar e, especialmente na relação professor-aluno. Assim construindo conhecimentos sobre formas de enfrentar esses tipos de violações dos direitos das crianças praticadas no ambiente escolar. A preocupação e interesse em estudar esse acontecimento ocorre pela alta quantidade de crianças que chegam no ensino médio e na fase adulta e possuem problemas/traumas/dificuldades nessas fases devido a esses acontecimentos abordados no artigo. Logo, com a ajuda das práticas participativas, pode-se reparar o valor da ação colaborativa na escola, elaborando ações que visam o diálogo e a aproximação de toda a comunidade escolar, buscando uma escola acolhedora.

Biografia do Autor

Julia Bastos Lopes

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida localizada no Estado do Rio de Janeiro. Autora de jogo de tabuleiro chamado “Juntos nessa História” onde foi elaborado na disciplina Laboratório de Análise e Produção Didática do curso de Pedagogia, o jogo apresenta uma proposta de contextualização no ensino da história africana, utilizando como recurso didático um jogo de tabuleiro que aborda assuntos históricos e atuais da cultura afro, com o objetivo de facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. Conclusão do curso de Maquiagem Cinematográfica ministrado pela Academia Internacional de Cinema em 2017.

Denise Paiva d`Ávila Melo, Universidade Veiga de Almeida

Mestre em Educação, Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Veiga de Almeida

 

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Lopes, J. B. ., & Melo, D. P. d`Ávila . (2021). VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE A VIOLÊNCIA DA ESCOLA CONTRA A CRIANÇA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 401–416. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3080