DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

  • Rayane Leite dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • André do Carmo Lucas Instituto Federal do Maranhão
  • Juciê Leite dos Santos Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3133

Palavras-chave:

Educação. Ensino remoto. Coronavírus.

Resumo

A necessidade da adoção do ensino remoto emergencial para garantir a continuidade das atividades letivas levou os docentes, os alunos e suas famílias a enfrentarem muitos novos desafios. Dessarte, esta pesquisa objetivou apresentar e discutir de forma geral os novos desafios dos docentes no cenário pandêmico e suas implicações na educação, e de forma mais específica analisar como se deu esse processo em uma escola da rede estadual do Maranhão, no munícipio de São Luís.  As principais dificuldades apontadas pelas professoras no ensino remoto estavam relacionadas principalmente a falta de capacitação para atuar nessa modalidade de ensino, sobrecarga de trabalho e problemas no aprendizado dos alunos, pois estes também não estavam aptos a usar as novas ferramentas de estudo e muitos estavam desmotivados.  Quanto a oferta de recursos tecnológicos para o ensino remoto, foram distribuídos chips para acesso à internet pelo governo do estado para todos os alunos e professores da rede, o que facilitou o acesso a aulas remotas. E neste novo cenário os docentes tiveram que desenvolver novas estratégias para a sua prática docente, sendo que as principais dificuldades ouvidas em relação aos alunos foram relacionadas a problemas para acessar internet, falta de celular ou computador, bem como a falta da interação com colegas e professores do ensino presencial. Constatou-se que várias questões foram postas em discussão, como o emprego de tecnologias como aliadas do ensino escolar, as desigualdades de acesso as tecnologias digitais, a importância e valorização do docente e da participação das famílias no processo letivo. 

Biografia do Autor

Rayane Leite dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em Ciência Animal. Graduada em Tecnologia de Alimentos. Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas.

André do Carmo Lucas, Instituto Federal do Maranhão

Especialista em Gestão pública. Graduado em Gestão pública. Graduando em Direito. Servidor público atuando como Tecnólogo em Gestão Pública/gestão financeira no Instituto Federal do Maranhão - IFMA.

Juciê Leite dos Santos, Universidade Estadual Paulista

 Mestrando em Ciência Animal na Universidade Estadual Paulista, Unesp- Jaboticabal. Graduado em Medicina Veterinária.

 

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Santos, R. L. dos ., Lucas, A. do C. ., & Santos, J. L. dos . (2021). DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO PANDÊMICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1049–1059. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3133