AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DA INCIDÊNCIA DE AGROTÓXICOS E SEUS POSSÍVEIS DANOS GENÉTICOS

Autores

  • Lorhayne Cristina Barbosa de Souza Faculdade Única –Ipatinga-MG
  • Luana Cristina Chaves Calili Faculdade Única –Ipatinga-MG
  • Jeannelly Mara Perreira Araújo Faculdade Única –Ipatinga-MG
  • Tais da Silva Tosate Faculdade Única –Ipatinga-MG
  • Hayane Ramos Sabino Faculdade Única –Ipatinga-MG
  • Douglas Santiago Menezes Faculdade Única –Ipatinga-MG
  • Mikaely Botelho dos Reis Faculdade Única –Ipatinga-MG
  • Vilnara Domingos Marcos Faculdade Única –Ipatinga-MG
  • Nathane Silva Resende Faculdade Única –Ipatinga-MG
  • Arilton Januário Bacelar Júnior Universidade de Marília

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3157

Palavras-chave:

Agrotóxico. Genotoxidade. Resíduos em Alimentos. Danos genéticos.

Resumo

No Brasil tem-se um dos maiores índices de ingestão residual de agrotóxicos do mundo, em virtude principalmente do seu uso em grandes quantidades em produtos de origem vegetal.  Diante disso, o fato tem se tornado uma preocupação constante e foco de diversos estudos sobre seus efeitos na saúde dos indivíduos a curto, médio e longo prazo. O presente estudo tem como objetivo discorrer os efeitos dos agrotóxicos sobre o organismo, dando ênfase na sua caraterística genotóxica, utilizando informações da literatura para descrever os efeitos adversos causados à saúde humana, diversos estudos associam o aparecimento de danos genéticos ao consumo de agrotóxicos, bem como o aparecimento de doenças não crônicas, como problemas neurológicos, dificuldade respiratória, irritação de pele, manifestações gastrointestinais, alterações no sistema reprodutor masculino e feminino, além de cânceres no cérebro, mama, esôfago, na pele, sistema digestivo e de reprodução. O estudo reforça a necessidade de mais pesquisas sobre o tema, com o intuito de elucidar de forma clara os reais danos à saúde, principalmente no que diz respeito ao aspecto genético. A dificuldade de associar o aparecimento dessa mutação à somente um agente ativo parece ser o principal empecilho para o progresso nos estudos, além disso, os estudos devem levar em consideração o aspecto acumulativo dessas substâncias no organismo humano.

Biografia do Autor

Lorhayne Cristina Barbosa de Souza, Faculdade Única –Ipatinga-MG

Graduação em Biomedicina na Faculdade Única –Ipatinga-MG

Luana Cristina Chaves Calili, Faculdade Única –Ipatinga-MG

Graduação em Biomedicina na Faculdade Única –Ipatinga-MG

Jeannelly Mara Perreira Araújo, Faculdade Única –Ipatinga-MG

Graduação em Biomedicina na Faculdade Única –Ipatinga-MG

Tais da Silva Tosate, Faculdade Única –Ipatinga-MG

Graduação em Biomedicina na Faculdade Única –Ipatinga-MG

Hayane Ramos Sabino, Faculdade Única –Ipatinga-MG

Graduação em Biomedicina na Faculdade Única –Ipatinga-MG

Douglas Santiago Menezes, Faculdade Única –Ipatinga-MG

Graduação em Biomedicina na Faculdade Única –Ipatinga-MG

Mikaely Botelho dos Reis, Faculdade Única –Ipatinga-MG

Graduação em Biomedicina na Faculdade Única –Ipatinga-MG

Vilnara Domingos Marcos, Faculdade Única –Ipatinga-MG

Graduação em Biomedicina na Faculdade Única –Ipatinga-MG

Nathane Silva Resende, Faculdade Única –Ipatinga-MG

Graduação em Biomedicina na Faculdade Única –Ipatinga-MG

Arilton Januário Bacelar Júnior, Universidade de Marília

Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de Marília e graduação em DIREITO pela Universidade de Marília. Atualmente é professor da Faculdade Única de Ipatinga na Graduação e Pós Graduação, Ex - Coordenador do núcleo de pós graduação da Universidade Presidente Antônio Carlos que consta um portifólio de 31 cursos, EX-Presidente da CIPA da Universidade Presidente Antônio Carlos, coordenador pós- graduação farmacologia e toxicologia da Universidade Presidente Antônio Carlos, coordenador do Curso de Análises Clínicas Universidade Presidente Antônio Carlos e coordenador do curso de Farmácia da Faculdade Única de Ipatinga. Tem experiência na área Farmacêutica e Análises Clínicas e Jurídica, Doutorando em Ciêcias Jurídicas e Sociais. Mestre em Energia Nuclear e suas Aplicações pelo Instituto de Pesquisa Nuclear IPEN-USP. Especialista em Direito Público, Especialista em Direito Educacional, Especialista em Gestão de Resíduos do Serviço de Saúde, Especialista em Doenças infecto-parasitárias, MBA em Gestão Educacional; Especialista em Análises Clínicas. Ex - Membro da Comissão de Ética do Conselho Regional de Farmácia e Membro da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais. Atualmente é professor dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Psicologia,Enfermagem e odontologia. ministra os conteúdos de Ciências política, Farmacologia, Psicofarmacologia, Imunologia Básica, Imunologia Clínica, Parasitologiae Microbiologia. Participou da capacitação para os Ítens do Banco Nacional de Ítens(BNI-INEP). Membro da CPA FADIPA.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Souza, L. C. B. de ., Calili, L. C. C. ., Araújo, J. M. P. ., Tosate, T. da S. ., Sabino, H. R. ., Menezes, D. S. ., … Bacelar Júnior, A. J. . (2021). AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DA INCIDÊNCIA DE AGROTÓXICOS E SEUS POSSÍVEIS DANOS GENÉTICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1156–1165. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3157