RESENHA DO LIVRO "O APRENDIZADO DA ORTOGRAFIA"

Autores

  • Alexandra Gomes dos Santos Matos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3167

Resumo

O aprendizado da ORTOGRAFIA é uma obra organizada por Artur Gomes de Morais, professor do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais da Universidade Federal de Pernambuco. Ela é composta por uma coletânea de sete artigos que se esmeram em desvelar como o sistema ortográfico é incorporado pelos usuários da escrita. Desse modo, há relevante contribuição no que tange à compreensão dos obstáculos e dos progressos vividos pelas crianças, no processo de aquisição da ortografia; sendo, por isso, uma leitura de suma importância para a formação de professores, sobretudo das séries iniciais. Cada capítulo do livro constitui um artigo, feito por estudiosos da Língua Portuguesa, que convergem na demonstração do papel ativo do sujeito que aprende ortografia.

Biografia do Autor

Alexandra Gomes dos Santos Matos, Universidade do Estado da Bahia

Mestra e graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Teve dissertação de mestrado aprovada com Distinção e Louvor, além de ser advogada, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na seção da Bahia. É professora efetiva de Língua Portuguesa, de Literatura Brasileira e de Direito Constitucional, na condição de Servidora Pública da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, bem como de docente do Colégio Santo Antônio de Jesus (Sistema COC de Ensino), além de ser membro do Grupo de Pesquisa Múltiplas Linguagens da UNEB, campus V. É bacharela em Direito, especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia, em Direito Educacional pela Faculdade Futura, assim como é pós-graduanda em Educação e Direitos Humanos pela última Instituição de Ensino Superior (IES) mencionada. Já atuou como Parecerista em Revista de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto, foi Diretora Executiva e Coordenadora do Curso de Letras da Faculdade Zacarias de Góes, dentre outras atividades relevantes em Direito Educacional.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Matos, A. G. dos S. . (2021). RESENHA DO LIVRO "O APRENDIZADO DA ORTOGRAFIA". Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1259–1267. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3167