MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Marlene Santana de Sene Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Jucilene Campos de Almeida Silva aculdade Invest de Ciências e Tecnologia
  • Cristiane Aparecida Barreto Facipan Faculdade do Instituto Panamericano
  • Denis de Moraes Dias dos Santos Facitec

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3207

Palavras-chave:

Musicalização. Educação Infantil. Ludicidade. Música.

Resumo

A partir deste artigo espera-se compreender a importância da música na educação infantil. A musicalização é um processo de construção do conhecimento que desperta nas crianças o prazer pelas diversas áreas do conhecimento através da música, contribuindo a mesma na organização da memória, da percepção e do pensamento sendo também um instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem sendo uma linguagem muito importante, pois é um meio de expressar sentimentos e ideias. Através da música as crianças podem desenvolver algumas capacidades, como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. A musicalização tem vários objetivos para a criança, podendo de imediato aliviar as tensões, desenvolver o interesse de aprender, participar, competir, estimular a interação com os outros colegas. Desde muito cedo, a criança pode se comunicar por meio de gestos, sons e, mais tarde, apresentar determinados sons, pois assim a criança desenvolve sua imaginação no que se refere às situações de aprendizagem que envolve atividades, podendo, criar situações adaptando-as à sua realidade. A relação da criança com a música torna as aulas mais atraentes e estimulantes, despertando a criatividade e a imaginação, pois música é uma arte de preencher uma determinada quantidade de tempo com sons organizados de forma a compreender o mundo ao seu redor o que permite que ela interaja com a aprendizagem em diferentes contextos de uso.

Biografia do Autor

Marlene Santana de Sene, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Licenciatura em pedagogia pela universidade de Cuiabá e pós- graduada em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Jucilene Campos de Almeida Silva, aculdade Invest de Ciências e Tecnologia

Graduada em Licenciatura em pedagogia pela universidade de Cuiabá e pós- graduada em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Cristiane Aparecida Barreto, Facipan Faculdade do Instituto Panamericano

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia e pós- graduada em Educação Infantil e Alfabetização pela Facipan Faculdade do Instituto Panamericano.

Denis de Moraes Dias dos Santos, Facitec

Graduada em pedagogia pela Faculdade Anhanguera e pós- graduada em Ludopedagogia pela Facitec.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

Sene, M. S. de ., Silva, J. C. de A. ., Barreto, C. A. ., & Santos, D. de M. D. dos . (2021). MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1459–1473. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3207