AS ROTINAS E ATIVIDADES PERMANENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Denis de Moares dias dos Santos Facitec
  • Jucilene Campos de Almeida NEAD/UFMT
  • Marlene Santana de Sene Invest. de Ciências e Tecnologia
  • Maria Marlene Pinheiro Silva Unic Universidade de Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3209

Palavras-chave:

Educação Básica. Educação Infantil. Rotina.

Resumo

Podemos destacar, como um marco importante, a promulgação da última Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB 9394/96, em 1996, quando foi definido que as creches, em todos os municípios brasileiros, não poderiam ser mais interligadas às Secretarias de Ação Social, perdendo seu caráter assistencialista. Isto significa que o foco do cuidado, comumente efetivado nas creches brasileiras, até então, foi se interligando às preocupações educativas. Em atenção à rotina na Educação Infantil sempre foi permeada pelas mais diversas significações e concepções ao longo do tempo, sendo compreendida como amarra, disciplinadora de almas pequenas, além de estruturante e significante para educadores e educandos. Esta trajetória tem sido compreendida – e desenvolvida – de diversas perspectivas, sendo possível perceber, ao longo da existência das instituições de educação infantil, em sua organização – e sua função – influências de diversas ordens, como religiosa, filosófica, médica, psicológica e biológica, refletindo e, ao mesmo tempo, promovendo as reconstruções do conceito de rotina na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Denis de Moares dias dos Santos, Facitec

Graduada em pedagogia pela Faculdade Anhanguera e pós-graduada em Ludo pedagogia pela Facitec.

Jucilene Campos de Almeida, NEAD/UFMT

Graduada em licenciatura em Pedagogia com ênfase na Educação Infantil pela NEAD/UFMT.

Marlene Santana de Sene, Invest. de Ciências e Tecnologia

Alfabetização pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.  E-mail: marlenesene14@hotmail.com

Maria Marlene Pinheiro Silva, Unic Universidade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela Unic Universidade de Cuiabá.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

Santos, D. de M. dias dos ., Almeida, J. C. de ., Sene, M. S. de ., & Silva, M. M. P. . (2021). AS ROTINAS E ATIVIDADES PERMANENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1474–1482. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3209