O PAPEL DA MÍDIA NA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Manuel Pastor Francisco Conjo Universidade Federal de Viçosa
  • David Benjamim Chichango Universidade Pedagógica de Maputo
  • Octávio Manuel de Jesus Maputo-Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3237

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas. Moçambique. Mídia. Divulgação.

Resumo

Moçambique é um país localizado na costa oriental de África, numa região vulnerável a eventos extremos derivados das mudanças climáticas. As mudanças climáticas são uma realidade na vida da população moçambicana, colocando os moçambicanos numa situação de vulnerabilidade dos efeitos dos principais eventos extremos. Em Moçambique, as mudanças climáticas manifestam-se principalmente através de eventos climáticos como seca, inundações e ciclones tropicais, cujos impactos afectam os sectores como agricultura, segurança alimentar, recursos hídricos, florestais, assentamento humano, infraestruturas e zonas costeiras. Este artigo pretende discutir o papel da mídia na divulgação de informação sobre mudanças climáticas em Moçambique, consciencializando a mídia nacional na busca de melhor tratamento e divulgação, de forma contínua e permanente, de informação relativa às mudanças climáticas para que as comunidades possam encontrar melhores formas de lidar com os efeitos das mudanças climáticas e dai reduzir os impactos, sendo que para sua elaboração baseou-se na pesquisa bibliográfica e pesquisa documental através de análise de variada informação disponível abordando esta temática. Neste sentido, para melhor divulgação da informação sobre as mudanças climáticas e ocorrência de eventos extremos associados entende-se importante a incorporação da mídia neste processo, pois o papel da mídia na divulgação de informações da situação de tempo atmosférico, clima, mudanças climáticas nas várias escalas de abordagens mostra-se cada vez mais importante.

Biografia do Autor

Manuel Pastor Francisco Conjo, Universidade Federal de Viçosa

Mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique. Doutorando em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa – Minas Gerais – Brasil. Instituição: Universidade Pedagógica de Maputo/Universidade Federal de Viçosa. E-mail: pastorconjo007@gmail.com.

David Benjamim Chichango, Universidade Pedagógica de Maputo

Mestrando em Gestão Ambiental, Universidade Pedagógica de Maputo. E-mail: davidchitlhango@gmail.com.

Octávio Manuel de Jesus, Maputo-Moçambique

Doutor em Ciências Pedagógicas, Moçambicano, funcionário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. E-mail: octaviom2001@yahoo.es.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

Conjo, M. P. F. ., Chichango, D. B. ., & Jesus, O. M. de . (2021). O PAPEL DA MÍDIA NA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM MOÇAMBIQUE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1635–1654. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3237