O PAPEL DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Elenice Aparecida Arruda da Costa Silva Faculdades Integradas de Várzea Grande
  • Rita de Cássia da Silva Mendes Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais
  • Shirlene Rosana da Silva Canossa Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais
  • Andreia Ribeiro da Costa Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC
  • Elizangela Gonçalves Faculdade do Instituto Panamericano – FACIPAN
  • Maria Eligia Guia de Arruda Faculdades Integradas de Cuiabá – FIC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3265

Palavras-chave:

Afetividade. Educação Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a importância do afeto no ambiente escolar, ponto importante no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem infantil, buscando analisar como o afeto contribui para  o desempenho e a auto-estima na educação infantil. Repensando o papel do educador, analisando o conceito de afetividade na educação por meio de teorias referentes ao assunto. Procuramos correlacionar o papel das emoções no desenvolvimento humano racional; e estabelecer a relação entre os estágios de desenvolvimento cognitivo e afetivo. Concluiu-se que a afetividade sempre fez parte da vida de todos, e a partir de certo tempo  a influência do afeto na aprendizagem começou a ser estudada desde a educação infantil. O educador deve estar ciente de que a afetividade não é apenas um gesto de carinho e cuidado, mas também a expressão de sentimentos que vão além do contato físico, imbuídos do aspecto cognitivo da aprendizagem. A expressão de afeto, seja por meio de gestos ou de palavras, fará da criança um cidadão consciente e ao mesmo tempo crítico, para que se sinta socialmente integrado, cujas consequências são visíveis todos os dias.

Biografia do Autor

Elenice Aparecida Arruda da Costa Silva, Faculdades Integradas de Várzea Grande

 Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera – UNIDERP, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.

Rita de Cássia da Silva Mendes, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais

Graduada em Educação Artística pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Práticas do Ensino de Artes na Educação Infantil pelo pelo Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais.

Shirlene Rosana da Silva Canossa, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil pelo Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais.

Andreia Ribeiro da Costa, Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC

Graduada em Pedagogia: Habilitação em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Supervisão Escolar pelo Centro Universitário – UNIRONDON, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC.

Elizangela Gonçalves, Faculdade do Instituto Panamericano – FACIPAN

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Graduada em Artes pela Faculdade Life - FacLife, Especialista em Educação Inclusiva – LIBRAS pela Faculdade do Instituto Panamericano – FACIPAN.

Maria Eligia Guia de Arruda, Faculdades Integradas de Cuiabá – FIC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Educação Especial pelas Faculdades Integradas de Cuiabá – FIC.

 

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Silva, E. A. A. da C. ., Mendes, R. de C. da S. ., Canossa, S. R. da S. ., Costa, A. R. da, Gonçalves, E., & Arruda, M. E. G. de. (2021). O PAPEL DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1724–1737. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3265