EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): TRAJETÓRIA HISTÓRICA NO BRASIL E OS DESAFIOS NO COTIDIANO

doi.org/10.29327/217514.6.12-27

Autores

  • Juliana Márcia Alencar Talmag Universidad Interamericana
  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Mirandy Vieira Coelho de Meneses Universidad Interamericana

Palavras-chave:

Desafios na EJA. Educação de Jovens e Adultos (EJA). Prática pedagógica.

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado Educação de Jovens e Adultos (EJA): trajetória histórica no Brasil e os desafios no cotidiano escolar, da Universidad Interamericana. Para tanto, contamos com o apoio de outros pesquisadores no intento de expandir nossas assertivas para embasamento intelectual nesta pesquisa. A política nacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta ao longo dos anos o desafio de resgatar um compromisso histórico e social com os indivíduos que, por questões sociais e educacionais, não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM) na idade certa, contribuindo assim para a exclusão e injustiça social. Dessa forma, o presente estudo busca contribuir para o debate sobre essa modalidade de ensino. O estudo se baseia em pesquisa sobre a abordagem histórica a partir do ensino Jesuítico no Brasil até os dias atuais, na evolução da legislação educacional brasileira, nos diagnósticos e conferências sobre a realidade atual da educação de jovens e adultos no Brasil. Os dados foram coletados a partir de visitas periódicas na instituição de ensino e por meio de questionários aplicados com docentes e discentes sobre a temática abordada, em que se pretendeu observar o cotidiano das professoras, dos alunos e os desafios do trabalho docente na EJA, refletindo acerca dos princípios vinculados à atual concepção dessa modalidade.

Biografia do Autor

Juliana Márcia Alencar Talmag, Universidad Interamericana

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001) e mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana. E-mail: rucheliana@terra.com.br.

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduado em Letras: Português / Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Home Page: https://revisordetextos.com.br / E-mail: marcelppordeus@hotmail.com.

Mirandy Vieira Coelho de Meneses, Universidad Interamericana

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2007), especialização em  Educação Infantil pelo Centro Universitário 7 de setembro (2013) e mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana (2018). E-mail: mirandymeneses@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Talmag, J. M. A. ., Pordeus, M. P. ., & Meneses, M. V. C. de . (2020). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): TRAJETÓRIA HISTÓRICA NO BRASIL E OS DESAFIOS NO COTIDIANO: doi.org/10.29327/217514.6.12-27. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 10. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/331