A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA ESCRITA

Autores

  • Antonio José Ferreira Gomes Faculdade UniBF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3486

Palavras-chave:

Escrita. Internet. Reflexão.

Resumo

A escrita está na humanidade há milhares de anos. Ela cumpre o papel de comunicar, de interagir e de registros dos conhecimentos, ações e intenções humanas. Com o passar dos tempos, ela ganhou estruturas e normas que dentro de muitas ciências faz com que a exigência da língua obedece a coerência e a padronização dela como ciência. Entretanto, há de se observar que dentro de uma escrita, existem diversos gêneros como as orientações de um manual, bula de remédio e também o gênero digital ou como dizem da internetês. Cada gênero desse cumpre uma função distinta. O seu uso obedece a um lugar e uma exigência específica. Ninguém escreve uma carta para um amigo usando uma linguagem culta, clássica e altamente elaborada como também não deveria fazer em um vestibular o uso de uma escrita que está presente nas mídias sociais. Por isso, escola devem levar alunos a compreender essa questão, para que não sejam postos em uma escrita na escola, que não atenderia a norma padrão brasileira. Para entender todo esse contexto, a pesquisa utilizou a metodologia bibliográfica e o método qualitativo, que apresentaram diversos resultados. A escola deve perceber o gênero da linguagem digital como um mecanismo de reflexão entre os alunos, mas não a coibir, pois os alunos não entenderiam o porquê de não a utilizar, mas devem ser levados a compreender o que é escrita, formas de escrita e quando usar um tipo ou outro em determinada situação.

Biografia do Autor

Antonio José Ferreira Gomes, Faculdade UniBF

Pós-Graduado em Pedagogia Digital pela Faculdade UniBF (2021); Pós-Graduado em Docência da Educação a Distância pela Faculdade UniBF (2021); Pós- Graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Metropolitana São Carlos (2020); Possui a Formação Pedagógica R2 em Pedagogia pela Faculdade UniBF (2021) e o Curso Superior em Tecnologia em Segurança Pública pela Universidade Estácio de Sá (2017). Atualmente é Policial Militar na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. E Instrutor no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças- CFAP/PMERJ.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Gomes, A. J. F. . (2021). A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA ESCRITA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 624–637. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3486