TEOLOGIA FORMAL AFRICANA

Autores

  • José Armando Vicente Universidade Internacional Iberoamericana - UNINI- MX

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3723

Palavras-chave:

Teologia. Formal. Africana.

Resumo

as culturas africanas preservaram a sua vitalidade. Esta vitalidade cultural é a base do povo africano, na sua luta pela plena libertação e pela construção de uma sociedade humana. É necessário, contudo, reconhecer a persistência da situação de dominação que é resultado do colonialismo. Esta situação de denominação existe também nas Igrejas. O modelo de organização importado do Ocidente é ainda proposto e aceite. Isto é particularmente verdade na teologia. A vida das Igrejas foi dominada por uma teologia elaborada de acordo com uma metodologia, uma visão do mundo e uma concepção da humanidade impregnadas de categorias ocidentais. Portanto, a teologia africana já fez sua aparição e ela está viva. Entre as diversas abordagens em teologia africana, citam-se: a) uma abordagem teológica que, reconhecendo os valores inerentes às religiões tradicionais, descobre aí uma preparação para o Evangelho; b) uma teologia crítica que nasce do contato com a Bíblia, da abertura às realidades africanas e do diálogo com as teologias não africanas; c) uma teologia negra que toma em consideração a experiência de opressão e a luta pela libertação e encontra a sua inspiração na fé bíblica, expressa na linguagem e nas categorias da África.

Biografia do Autor

José Armando Vicente, Universidade Internacional Iberoamericana - UNINI- MX

Doutor em Teologia Sistemática  pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – Belo Horizonte – Brasil. Doutorando em Educação pela Universidade Internacional Iberoamericana - UNINI-MX. Linha de Pesquisa: Multiculturalidade, Interculturalidade em educação. Pós-graduando em Educação Bilíngui e Plurilíngui na PUC - MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.Graduado em Filosofia (1999), no Seminário Maior de Filosofia em Moçambique; graduado  em Teologia (2005) no Instituto Santo Tomás de Aquino – Belo Horizonte - Brasil;   - Pós-graduação Lato Sensu em Especialização para Formadores de  Presbíteros (2010), no Instituto Santo Tomás de Aquino – Belo Horizonte - Brasil; Pós-graduação Lato Senu em Especialização em Sociologia e Psicologia Social (2019), na Universidade Estácio de Sá; Mestre em Teologia Sistemática (2012) pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – Belo Horizonte - Brasil. Pesquisador nas seguintes áreas: Teologia das religiões; Pluralismo religioso. Diálogo Inter-religioso; Teologia Africana; as religiões; Educação: Multiculturalismo e Interculturalidade; Bilíngüismo e Plurilínguismo, Multilinguismo. E-mail: josarvicente@yahoo.com.br.

 

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Vicente, J. A. . (2022). TEOLOGIA FORMAL AFRICANA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 51–65. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3723