INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Lucivaldo Costa Moreira Absoulute Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3787

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação. Inclusão Digital. Ensino Básico.

Resumo

Analisando o crescimento da informatização dos serviços oferecidos à sociedade atual, cada vez mais se busca a necessidade da inclusão digital dos cidadãos nesse modo de vida. Ao acontecer o uso destes recursos tecnológicos, eles devem ser apropriados de meios onde a tecnologia da informação e comunicação (TIC) se direcione para fazer valer a inclusão dos indivíduos neste ciberespaço. Deste modo, a escola se apresenta como ambiente capaz de fazer imergir tais tecnologias a serviço de uma metodologia de ensino a favor da interação dos alunos nesta sociedade da informação anulando, assim, as diferenças sociais não pertinentes a este processo. Ao se utilizar diferentes mídias, que colaboram para a apropriação de um ambiente de comunicação, o computador e seus inúmeros recursos destacam-se como ferramenta de acesso apoiado por diferentes programas sociais do governo federal. Baseado nestes preceitos, o presente trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios que a inclusão digital impõe sobre os anos iniciais do Ensino Fundamental na educação pública, do ponto de vista das barreiras e vantagens para a sua implementação. Trata-se de uma pesquisa em que foi utilizado o método de revisão bibliográfica, que é desenvolvida com base em um material formado, geralmente, por livros, sites oficiais, publicações periódicas e artigos científicos.

Biografia do Autor

Lucivaldo Costa Moreira, Absoulute Christian University

Mestre em Ciências da Educação pela Absoulute Christian University(2021), especializando-se em Psicologia Positiva e Coaching pela faculdade da região Serrana- FARESE, especialista em Matemática Financeira e Estatística pela Faculdade Única de Ipatinga(2020), especialista em Segurança de Rede de Computadores pela Faculdade Unyleya(2018), graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2016), graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Norte do Paraná (2019). Estudou-se metade do Curso de Licenciatura em Química na UFPA (1998). Formou-se no Ensino Médio Técnico de Magistério (3 anos) e Contabilidade (3 anos). Por meio de processos seletivos estudou cursos profissionalizantes na área de Elétrica e Caldeiraria/soldagem financiados pela ALBRAS SA, onde estagiou por 30 dias em 1996 na área de elétrica. Ingressou em 1999, por meio de contrato, na SEDUC PA, como professor de química, física e matemática até 2008 em Barcarena-Pa. Trabalhou no curso pré-vestibular da Prefeitura de Barcarena de 2000 a 2009 como professor de química. Por meio de concurso público ingressou na prefeitura de Barcarena em 2008 até 2010 como Assistente de administração, mas atuando significativamente como Técnico de Informática na Escola Aloysio da Costa Chaves. Em 2010, em função do concurso público, compôs o quadro de funcionários do Banco do Estado do Pará em Barcarena, como Técnico Bancário e mas tarde (2014) exerceu a função de coordenação e retaguarda. 

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Moreira, L. C. . (2022). INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NAS SÉRIES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 344–366. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3787