CARTEIRAS DIGITAIS: O FUTURO DOS PAGAMENTOS MÓVEIS

Autores

  • Luiz Antônio da Silva Gonçalves Universidade Federal da Bahia
  • Márcia Rego Sampaio de Almeida PROFNIT/UFBA
  • Lucio Dias das Neves Universidade Federal do Pará
  • Jonas Santiago de Andrade Universidade Estadual da Bahia
  • Eduardo Muniz Santana Bastos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3793

Palavras-chave:

Carteira Digital. Pagamento Eletrônico. Prospecção. Patente.

Resumo

O presente estudo tem como proposta analisar as nuances das patentes nacionais e internacionais relacionadas ao mercado das e-wallet (carteira digital, em português). A carteira digital trata-se de uma solução eletrônica, que permite o armazenamento de dados financeiros e pessoais, para que possam ser utilizados, posteriormente, em operações financeiras e comerciais. Neste trabalho, foi realizada uma prospecção tecnológica relacionada ao tema proposto por meio de ampla exploração nas bases de dados de patentes, operando a plataforma do Questel Orbit. A investigação desempenhada em setembro de 2021 encontrou um montante de 114 tecnologias protegidas, mundialmente, no período abrangido de 1998 a 2019. Os resultados mostram que as mudanças tecnológicas inseridas no sistema digital de pagamento têm sido incorporadas em diversos países, demonstrando assim, uma inclusão financeira na escolha desse modelo de pagamento pelos consumidores. Porém, para garantir a confiabilidade nos sistemas digitais de pagamento será imprescindível a segurança da informação garantida pelas empresas responsáveis pelo serviço, obedecendo às legislações específicas do setor tecnológico.

Biografia do Autor

Luiz Antônio da Silva Gonçalves, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, DMMDC/UFBA e Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal da Bahia, PROFNIT/UFBA. Graduado em Administração. 

Márcia Rego Sampaio de Almeida, PROFNIT/UFBA

Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação- PROFNIT/UFBA. Graduado em Secretariado Executivo. 

Lucio Dias das Neves, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará/UFPA. Doutorando em Comunicação, Cultura e Amazônia - PPGCOM/UFPA, Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT/UNIFAP e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá/IFAP. Graduado em Comunicação Social/Relações Públicas. 

Jonas Santiago de Andrade, Universidade Estadual da Bahia

Universidade Estadual da Bahia/UNEB. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) pelo Instituto Federal do Espirito Santo - IFES. Atualmente, professor da Educação Profissional e Tecnológica. Graduado em Administração.  Endereço profissional: Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Rua Boca da Mata, Valéria, CEP 41300-460 - Salvador, BA - Brasil 

Eduardo Muniz Santana Bastos, Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal da Bahia/UFBA. Doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia/UFBA. Estágio Pós-Doutoral no Programa em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, PROFNIT/UFBA. Graduado em Farmácia.  Endereço profissional: Universidade Federal da Bahia, Laboratório de Neuroquímica - LABNQ / ICS (UFBA). Instituto de Ciência da Saúde, Canela, 40110902 - Salvador, BA - Brasil.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Gonçalves, L. A. da S. ., Almeida, M. R. S. de ., Neves, L. D. das ., Andrade, J. S. de ., & Bastos, E. M. S. . (2022). CARTEIRAS DIGITAIS: O FUTURO DOS PAGAMENTOS MÓVEIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 377–393. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3793