THE CONTRIBUTIONS OF NEUROPSYCHOPEDAGOGISM IN THE SCHOOL CONTEXT: IN THE REHABILITATION OF CHILDREN WITH LEARNING DISABILITIES IN BASIC EDUCATION

Autores

  • Elizabete Barbosa da Silva
  • Maria Aparecida Barbosa de Sousa
  • Mónica Cristina Reis dos Santos
  • Cybelle Maria de Souza Santos
  • Gesyanne de Souza Monteiro
  • Diogenes José Gusmão Coutinho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3806

Palavras-chave:

Learning. Deficit. Rehabilitation.

Resumo

O presente estudo buscou apresentar a importância do Neuropsicopedagogo no Contexto Escolar: na Reabilitação de Crianças com Déficit de Aprendizagem na Educação Básica. Promovendo uma reflexão sobre a atuação e as contribuições Neuropsicopedagógicas no campo escolar. Por meio de uma revisão de cunho científico, qualitativa, bibliográfico de livros, artigos e documentos publicados por teóricos como: FARRELL (2008), FONSECA (2014); NIETO (2014). Logo, o presente estudo refere-se através de uma revisão bibliográfica apresentar As Contribuições dos Colaboradores; SAMPAIO (2017), VYGOTSKY apud FONTES (2003) e outros. Desta forma conclui-se que fazer a reabilitação de crianças com déficit de aprendizagem pode ser um trabalho mais gratificante ou mais frustrante de todos. Os resultados alcançados fazem com que o profissional se torne um agente de mudança. Por outro lado, se o trabalho for consistente e bom o profissional da educação precisará lidar e compreender que os constrangimentos serão inevitáveis. Pra tanto esta pesquisa pretende contribuir na construção de ações com maiores possibilidades de acertos.

Biografia do Autor

Elizabete Barbosa da Silva

Licenciatura em história e pedagogia, especialização em psicopedagogia. Supervisão e orientação escolar.

Maria Aparecida Barbosa de Sousa

Licenciatura em geografia e pedagogia. Especialização em supervisão escolar.

Mónica Cristina Reis dos Santos

 Licenciatura em pedagogia e ciências com habilitação em matemática. Especialização em psicopedagogia institucional e pesquisa avançada em educação.

Cybelle Maria de Souza Santos

Licenciatura em letras.  Especilização em supervisão escolar.

Gesyanne de Souza Monteiro

Licenciatura em letras. Especialização em língua portuguesa e ensino.

Diogenes José Gusmão Coutinho, UFPE

 Specialist in Special and Inclusive Education, PhD in Biology from UFPE. Teacher at Faculdade Alpha end Unibra - Brazilian University Center.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Silva, E. B. da ., Sousa, M. A. B. de ., Santos, M. C. R. dos ., Santos, C. M. de S. ., Monteiro, G. de S. ., & Coutinho, D. J. G. . (2022). THE CONTRIBUTIONS OF NEUROPSYCHOPEDAGOGISM IN THE SCHOOL CONTEXT: IN THE REHABILITATION OF CHILDREN WITH LEARNING DISABILITIES IN BASIC EDUCATION. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 465–478. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3806