A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Adriana Martins Silva UNIJALES
  • Rosane Domingues Lameiro UNIJALES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3834

Palavras-chave:

Formação. Educação. Profissionais.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a formação de professores no Brasil desde os primórdios, as bases legais, as características específicas no contexto da educação especial e os requisitos para uma educação inclusiva. A educação regular como princípio de educação orientada para a inclusão, requer profissionais que atuem com princípios legais e assertividade em suas práticas educativas, realizando ajustes necessários e oportunizando a todos uma educação de qualidade acessível. A formação dos profissionais é a maior ferramenta para permitir uma educação de qualidade e, especialmente, para garantir o apoio adequado aos atendimentos específicos destinados às crianças com deficiência. Com base nas normas legais e instrumentos metodológicos, levantaremos questões relacionadas ao currículo dos profissionais que estão à frente da educação especial, seus marcos legais, características que marcaram a educação especial no Brasil, a primeira formação profissional na área, fundamentos históricos e bases conceituais baseadas em práticas disseminadas nos princípios da Declaração de Salamanca.

Biografia do Autor

Adriana Martins Silva, UNIJALES

Pós -graduanda do Curso de Especialização em Educação Especial – Deficiência Intelectual, UNIJALES, Jales-SP, Email: adrianaconselho10@gmail.com

Rosane Domingues Lameiro, UNIJALES

Pós -graduanda do Curso de Especialização em Educação Especial – Deficiência Intelectual, UNIJALES, Jales-SP, Email: rosane.domingues06@bol.com.br

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

Silva, A. M. ., & Lameiro, R. D. . (2022). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 578–589. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3834