CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO MANUAL DO PROFESSOR DO LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Marcos Geandro Silva Ribeiro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Silvane Aparecida de Freitas Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3836

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Livro Didático. Manual do professor.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos – EJA é tida como direito do cidadão que não conseguiu ser alfabetizado na idade “regular” para que, com isso, consiga se escolarizar e atingir sua ascensão social. Com o intuito básico de adequar esses sujeitos às necessidades da sociedade, a EJA propõe sanar a falha na escolarização de tais sujeitos. A história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil permeia uma trajetória de ações e programas alinhados à Educação Básica, juntamente a outros programas de alfabetização para o combate ao analfabetismo. Em alguns casos, chega a ser associada ao incentivo à profissionalização, por mais que a profissionalização não se constitua como objetivo principal desta modalidade de ensino. Considerando que cada discurso, bem como seus efeitos de sentidos, se pautam na singularidade dos diversos acontecimentos discursivos, haja vista que todo discurso se dá na relação com outros discursos e na tensa relação entre a materialidade linguística e construções sócio-histórico-ideológicas (Orlandi, 2020), esta pesquisa tem como objetivo apresentar o levantamento histórico, conceitual e algumas perspectivas da EJA, principalmente no tocante ao uso do Livro Didático junto a esse alunado, e ainda, problematizar a implantação de um Manual do Professor que possibilite orientações didático-metodológicas que alcancem turmas tão heterogêneas. No trajeto do controle governamental sobre a produção didática, até chegar ao atual PNLD, há a criação e extinção de diversos órgãos e programas subordinados ao Ministério da Educação. Percurso esse que viabiliza a compreensão das regras de formação que possibilitaram a emergência do manual do professor. A partir do pressuposto que o funcionamento da EJA esteja diretamente ligado a adequação do sujeito às vivências da sociedade capitalista, temos a hipótese de que a EJA traz ao alunado a ilusão da tão almejada ascensão social.

Biografia do Autor

Marcos Geandro Silva Ribeiro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Paranaíba.

Silvane Aparecida de Freitas, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista, docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Paranaíba.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Ribeiro, M. G. S. ., & Freitas, S. A. de . (2022). CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO MANUAL DO PROFESSOR DO LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 602–620. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3836