A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA REPRODUÇÃO SIMULADA

Autores

  • Paula Roberta Cantagessi Instituto de Pós-Graduação - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3926

Palavras-chave:

Reprodução Simulada. Psicologia Forense. Perícia Criminal.

Resumo

A Reprodução Simulada está prevista art. 7º do Código de Processo Penal e consiste em atividades periciais para verificar a possibilidade da existência de infrações penais de determinada forma; as autoridades policiais podem (exigir) a reprodução simulada de fatos, desde que isso não viole a moral ou a ordem pública, visando determinar a mecânica e o modus operandi do criminoso, além de esclarecer aspectos relevantes do crime, e identificar agravantes, como por exemplo a premeditação. A pesquisa apresenta a importância da psicologia para Reprodução Simulada, por meio de uma revisão bibliográfica e análise de dados survey com 54 respondentes. Os dados da pesquisa demonstararm que apenas 7.5% dos respondentes já trabalharam em casos de RS. Estes dados refletem a falta de resolução de homicícios no país. A falta de recursos das forças policiais e de investigação, bem como a precariedade dos inqueritos, entre outros fatores, contribuem para a impunidade evidente no país.

Biografia do Autor

Paula Roberta Cantagessi, Instituto de Pós-Graduação - São Paulo

Perícia Criminal & Ciências Forenses Instituto de Pós-Graduação – IPOG  São Paulo, SP. E-mail:  poulacantagessi@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Cantagessi, P. R. . (2022). A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA REPRODUÇÃO SIMULADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 877–891. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3926