PRÁTICAS DAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UFPA PARA SURDOS

Autores

  • Emanuelle Monteiro da Paixão Universidade Federal do Pará
  • Francisca Maria Carvalho Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3946

Palavras-chave:

Educação. Projeto de extensão. Surdos. Inclusão. UFPA.

Resumo

Este estudo objetiva verificar as contribuições da extensão universitária para a comunidade surda a partir das ações acadêmicas desenvolvidas na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde foi realizado um mapeamento que abrangeu todos os câmpus da Universidade de forma online, considerando todos os projetos de extensão universitária (PEU) voltados à comunidade surda entre 2016 a 2021 nas bases eletrônicas de dados da PROEX. Assim, realizou-se uma análise documental e bibliográfica, utilizando os resumos e relatórios finais dos projetos. Os resultados mostram que foram encontrados em um total geral 1.979 projetos de extensão e, após os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 19 projetos de extensão voltados para a comunidade surda, distribuídos nos eixos temáticos: Educação, Saúde, Comunicação e Tecnologia e Produção. Conclui-se o quão importante é um projeto de extensão na área de educação de surdos para a sociedade acadêmica e externa, trazendo inúmeras possibilidades por meio de ações extensionistas para se alcançar a verdadeira inclusão a partir de conscientização, formação de qualidade para os futuros profissionais da área e, consequentemente, uma educação de qualidade para os surdos do Brasil.

Biografia do Autor

Emanuelle Monteiro da Paixão, Universidade Federal do Pará

 Possui graduação em Letras Libras e Língua portuguesa como segunda língua para surdos pela Universidade Federal do Pará. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Pitágoras Unopar. Atualmente ministra aulas de Língua portuguesa para surdos no Projeto de Extensão: PORTUGUÊS ACADÊMICO PARA SURDOS. E-mail: emanuellemonteirodapaixao@gmail.com.

Francisca Maria Carvalho, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal do Pará. Faculdade de Letras. Instituto de Letras e Comunicação. Tem experiência na área de Linguística, subárea psicolinguística experimental, com ênfase no processamento prosódico de surdos.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Paixão, E. M. da ., & Carvalho, F. M. . (2022). PRÁTICAS DAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UFPA PARA SURDOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1159–1178. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3946