ESCOLA, PROFESSORES E FAMÍLIAS: FIOS QUE CONECTAM A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA INFÂNCIA

Autores

  • Diogo dos Santos Vieira Faculdade Venda Nova do Imigrante
  • Maria das Graças dos Santos Lima Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3992

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Educação infantil.

Resumo

A alfabetização e o letramento são ferramentas essenciais no processo de ensino aprendizagem na educação infantil e anos iniciais, pois através deste percurso de aprendizagem, a criança vai desenvolvendo suas habilidades na questão da leitura e escrita. Perante estas afirmações, o referido artigo tem como intuito de aborda o processo da alfabetação e letramento como uma relevância produtiva, colocando também a parceria da escola e a família nesse contexto colaborativo. A parceria da escola e a família são imprescindíveis para obter resultados satisfatórios no gosto da criança aprender ler e escrever. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizadas revisões de literaturas em revistas e periódicos sobre o referido tema em questão. Com a fundamentação deste artigo, esperam-se novos conceitos e contribuições sobre a alfabetização e letramento no percurso educacional.

Biografia do Autor

Diogo dos Santos Vieira, Faculdade Venda Nova do Imigrante

 Especialista em Psicopedagogia Institucional. Clínica e educação Especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Luterano de Santarém CEULS/ULBRA. E-mail: diogovieira123.stm@gmail.com. Lattes CNPQ http://lattes.cnpq.br/1973187048829511, ORCID https://orcid.org/0000-0001-5128-6772.

Maria das Graças dos Santos Lima, Universidade Luterana do Brasil

Especialista Psicopedagia preventiva. Pós-em coordenação e planejamento pedagógica. Licenciada em Pedagógica ceuls/ULBRA.

 

Downloads

Publicado

2022-02-02

Como Citar

Vieira, D. dos S. ., & Lima, M. das G. dos S. . (2022). ESCOLA, PROFESSORES E FAMÍLIAS: FIOS QUE CONECTAM A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA INFÂNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1468–1478. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3992