A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Eda Maria Sousa Matos da Conceição Universidade Federal de Mato Grosso
  • Etiene Aparecida da Silva Lopes Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais
  • Jóici Pinheiro da Silva Faculdades Integradas de Ariquemes
  • Joicy Laura da Silva Agripino Universidade Federal de Mato Grosso
  • Miriã Dias Ferreira Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia
  • Soraya Boazegevski Universidade Federal de Mato Grosso
  • Maria Conceição Cerqueira Caldas Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4045

Palavras-chave:

Educação Infantil. Rotina na Educação Infantil. Espaço-tempo.

Resumo

A rotina sempre esteve presente nas mais diversas organizações sociais, seja em qualquer nível político ou social há uma organização do tempo, o que também acontece no nível educacional. Para promover muito mais que uma orientação entre o espaço-tempo, a escola precisa estar relacionada com o meio ao qual se aplica, sobretudo no contexto pedagógico. A rotina na educação infantil sempre teve mais diversas significações e concepções ao longo do tempo, compreendida como disciplinadora das crianças, além de estruturante e significante para educadores e educandos. Esta trajetória tem sido compreendida e desenvolvida de várias perspectivas, sendo possível perceber, ao longo da existência das instituições de educação infantil, sua organização e sua função influências de diversas ordens: religiosa, filosófica, médica, psicológica e biológica, permitindo refletir e promover o conceito de rotina na educação infantil. Levando em conta essa trajetória histórica e as diferentes variações de hábitos no contexto educacional, neste artigo fizemos um resgate histórico relativos à educação infantil.

Biografia do Autor

Eda Maria Sousa Matos da Conceição, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Associação Várzea Grandense de Ensino e Cultura – AVEC.

Etiene Aparecida da Silva Lopes, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Faculdades Integradas Mato-grossenses de Ciências Sociais e Humanas - ICE, Especialista em Alfabetização e Letramento Eudcação Infantil pelo Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG.

Jóici Pinheiro da Silva, Faculdades Integradas de Ariquemes

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR.

Joicy Laura da Silva Agripino, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Miriã Dias Ferreira, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia, Especialista em Educação Especial AEE pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Soraya Boazegevski, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Administração da Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Maria Conceição Cerqueira Caldas Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Especialista em Educação Integral pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.  Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas. 

Downloads

Publicado

2022-02-09

Como Citar

Conceição, E. M. S. M. da ., Lopes, E. A. da S. ., Silva, J. P. da ., Agripino, J. L. da S. ., Ferreira, M. D. ., Boazegevski, S. ., & Oliveira, M. C. C. C. . (2022). A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1747–1760. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4045