A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Clarice Martins Monteiro de Miranda Universidade privada em São Paulo
  • Graciane Aniceto da Silva Fonseca Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Jocinira Souza Silva Faculdade Afirmativo
  • Kely Cristina da Silva Centro Universitário Internacional
  • Mirela Nogueira dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rosângela Gomes Lopes de Souza Faculdade Afirmativo
  • Soraya Boazegevski Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4056

Palavras-chave:

Música. Educação infantil. Recurso didático.

Resumo

 Este artigo discute a importância da musicalização na educação infantil. Ao realizar um estudo o mesmo aborda, ainda que brevemente, a história da música e reitera as principais contribuições de pesquisadores e professores que defendem o uso da música nas escolas. Sugere, assim, a existência de duas concepções finais que orientam o uso da música nas escolas: uma que sempre atribui uma determinada função ao trabalho com esse tipo de recurso, e a outra, que a educação musical tem uma finalidade própria. Também é importante notar que, apesar da vantagem do ensino de música nas escolas, enfatizada tanto por teóricos quanto por juristas nacionais, esse método tem aparecido nas escolas com menos frequência. Conclui que há uma série de benefícios que trabalhar com música em sala de aula pode ter no desenvolvimento do aluno, independentemente da concepção aplicada, e aponta para mais pesquisas para determinar a teoria por trás dele, acerca do por que os professores de sala de aula trabalham tão pouco com música. classe.

Biografia do Autor

Clarice Martins Monteiro de Miranda, Universidade privada em São Paulo

Graduada em Pedagogia pela UNIP – Universidade Paulista, Especialista em Educação Infantil com ênfase em Educação Especial pela UniSerra – Faculdade de Educação de Tangará da Serra.

Graciane Aniceto da Silva Fonseca, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Especialista pela Faculdade UNINA em Educação Infantil – Práticas na sala de aula.

Jocinira Souza Silva, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Educação Infantil com Ênfase na Educação Especial pelo Instituto INVEST de Educação Consultoria e Assessoria.

Kely Cristina da Silva, Centro Universitário Internacional

Graduada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER, Especialista em Ensino de Artes pela Faculdade Única de Ipatinga.

Mirela Nogueira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Educação Artística - Habilitação em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Atendimento Educacional Especializado – AEE pela Faculdade de Águas Claras.

Rosângela Gomes Lopes de Souza, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo.

Soraya Boazegevski, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Administração da Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Downloads

Publicado

2022-02-10

Como Citar

Miranda, C. M. M. de ., Fonseca, G. A. da S. ., Silva, J. S. ., Silva, K. C. da ., Santos, M. N. dos, Souza, R. G. L. de ., & Boazegevski, S. . (2022). A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1770–1780. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4056