O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Cleunice Carvalho da Rosa Tancredi Universidade Norte do Paraná
  • Jóici Pinheiro da Silva Faculdades Integradas de Ariquemes
  • Kely Cristina da Silva Centro Universitário Internacional
  • Marilene Maria Schnorr Faculdade Luterana no Brasil
  • Mirela Nogueira dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso
  • Raquel de Almeida Santos Universidade de Várzea Grande
  • Rosangela Kovalski da Cruz Lima Darwin Monteiro da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4274

Palavras-chave:

Desenvolvimento. Infância. Linguagem.

Resumo

Este artigo discute o desenvolvimento da linguagem na infância, bem como os aspectos cognitivos, físicos, motores e emocionais, todos de  importância primordial para o surgimento da linguagem. Os objetivos do mesmo são compreender o desenvolvimento infantil como um longo processo  no qual existem vários símbolos e identificar e compreender como a aquisição da linguagem é estimulada, em cada fase do desenvolvimento infantil, com a participação de diferentes componentes. como a família, a escola, o ambiente externo e interno e o contato da criança com a sociedade como um todo. Aos 5 anos, as crianças já dominam os sistemas sonoros e gramaticais da linguagem e adquiriram um vocabulário de milhares de palavras. Este artigo descreve as principais etapas do desenvolvimento da linguagem durante os primeiros anos de vida da criança.

Biografia do Autor

Cleunice Carvalho da Rosa Tancredi, Universidade Norte do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Atendimento Educacional Especializado – AEE pela Faculdade das Águas Emendadas – FAE, Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Jóici Pinheiro da Silva, Faculdades Integradas de Ariquemes

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR.

Kely Cristina da Silva, Centro Universitário Internacional

Graduada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER, Especialista em Ensino de Artes pela Faculdade Única de Ipatinga.

Marilene Maria Schnorr, Faculdade Luterana no Brasil

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Luterana no Brasil – ULBRA, Especialista em Psicopedagogia pela Faculdades das águas Emendadas – FAE.

Mirela Nogueira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Educação Artística - Habilitação em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Atendimento Educacional Especializado – AEE pela Faculdade de Águas Claras.

Raquel de Almeida Santos, Universidade de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Várzea Grande - UNIVAG, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo.

Rosangela Kovalski da Cruz Lima, Darwin Monteiro da Silva

Formação acadêmica Magistério pela Escola de 2º Grau Darwin Monteiro da Silva.

Downloads

Publicado

2022-02-25

Como Citar

Tancredi, C. C. da R. ., Silva, J. P. da ., Silva, K. C. da ., Schnorr, M. M. ., Santos, M. N. dos ., Santos, R. de A. ., & Lima, R. K. da C. . (2022). O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1801–1813. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4274