ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Astrogilda Silva de Oliveira Faculdade de Educação São Luís
  • Carlos Henrique da Silva Santos Faculdades Impactos Brasil
  • Fabiana Angelo Universidade de Várzea Grande
  • Giselle Carolina de Lima e Silva Faculdade FACITEP
  • Jacques Lenoir Gusmão Moraes Instituto Cuiabano de Educação

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4275

Palavras-chave:

Alfabetização e Letramento. Ensino de Matemática. Séries Iniciais. Alfabetização e Letramento Matemático.

Resumo

O ensino de Matemática possui amplos desafios na promoção de estratégias de ensino que proporcionem estímulos e interesse aos alunos em relação ao conhecimento matemático e suas aplicações. Neste contexto, o ensino de Matemática demanda que os alunos possuam capacidade de interpretação textual, que possibilitem desenvolver a reflexão e criticidade sobre o texto, para identificar as aplicações matemáticas necessária. O objetivo geral deste estudo é discutir a importância do processo de alfabetização e letramento para o desenvolvimento do ensino de Matemática na educação básica. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica. O desenvolvimento deste estudo se apresenta relevante para se compreender o processo educacional na educação básica, a partir do processo de alfabetização e letramento construído no processo de ensino-aprendizagem das séries iniciais do ensino fundamental. A importância do processo de alfabetização e letramento no ensino de Matemática na educação básica consiste no fornecimento de bases essenciais para se trabalhar a dimensão crítica do conhecimento matemático em sala de aula.

Biografia do Autor

Astrogilda Silva de Oliveira, Faculdade de Educação São Luís

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade de Cuiabá, 1998. Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva, pela Faculdade de Educação São Luís, 2020.

Carlos Henrique da Silva Santos, Faculdades Impactos Brasil

Licenciado em Pedagogia, pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande, 2019. Especialista em Gestão Escolar, pela Faculdades Impactos Brasil, 2019.  

Fabiana Angelo, Universidade de Várzea Grande

Licenciada em Letras, pela Universidade de Várzea Grande, 2013.

Giselle Carolina de Lima e Silva, Faculdade FACITEP

Licenciada em Pedagogia pela UNOPAR. Especialista em Educação Infantil com ênfase em letramento pela FACITEP. e-mail: gi.lima3@hotmail.com.

Jacques Lenoir Gusmão Moraes, Instituto Cuiabano de Educação

Graduação em licenciatura plena de Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pós-Graduação, em Educação, motricidade e recreação - ICE - Instituto Cuiabano de Educação. e-mail: jacqueslgusmao@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Oliveira, A. S. de ., Santos, C. H. da S. ., Angelo, F. ., Silva, G. C. de L. e ., & Moraes, J. L. G. . (2022). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 465–475. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4275