OCORRÊNCIA DE LESÃO POR PRESSÃO EM PACIENTES ACOMETIDOS PELA COVID-19 EM DECORRÊNCIA DA POSIÇÃO PRONA

Autores

  • Lásaro Duarte de Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Nathaly Kátrynne Sousa Santos Rodrigues Faculdade INESP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4866

Palavras-chave:

Lesão por pressão. Pronação. COVID-19.

Resumo

A disseminação pelo vírus da COVID-19 trouxe novos desafios aos cuidados assistenciais prestados nas instituições de saúde. O uso da posição prona aliada à condição clínica frágil dos pacientes acarreta no surgimento das lesões por pressão (LPP). O objetivo deste trabalho é analisar as publicações científicas que abordam a relação do uso da posição prona com a ocorrência de lesões por pressão nos pacientes acometidos pela COVID-19. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e constitui-se de uma revisão sistemática de literatura. A busca na literatura foi realizada nas bases de dados SciELO - Scientific Electronic Library Online, LILACS - Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências e Saúde e MEDLINE - Medical Literature Analysis and Retrievel System Online, utilizando-se os Descritores em Ciências da Saúde (DECS): lesão por pressão and pronação and COVID-19. Após a leitura das publicações, identificou-se 08 artigos que abordavam o tema em questão. Os resultados apontaram as estratégias de prevenção das LPP em pacientes com COVID-19, assim como, apresentaram os instrumentos utilizados para a prevenção dessas lesões. Identificou a importância das orientações do profissional de enfermagem e destacou a importância da atualização e do conhecimento técnico acerca das LPP. Percebe-se que a ocorrência das LPP nos pacientes em posição prona acometidos pela COVID-19, exige da enfermagem ainda mais empenho, trazendo com isso, a necessidade de se prestar uma assistência perene, de qualidade e direcionada, no sentido de se prevenir as lesões por pressão nestes pacientes.

Biografia do Autor

Lásaro Duarte de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Bacharel em Enfermagem pela UNINASSAU. Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Piauí e Pós-graduando em Enfermagem em Estomaterapia pela Faculdade FAVENI. Atuou como Enfermeiro Assistencialista na linha de frente da COVID-19 no Hospital Dirceu Arcoverde de Parnaíba, Piauí. lasaro_duarte@hotmail.com.  

Nathaly Kátrynne Sousa Santos Rodrigues, Faculdade INESP

Bacharel em Enfermagem pela UNINASSAU, Pós-graduanda em Assistência Multiprofissional em Oncologia pela Faculdade INESP. nathalykatrynne@gmail.com.  

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Carvalho, L. D. de ., & Rodrigues, N. K. S. S. . (2022). OCORRÊNCIA DE LESÃO POR PRESSÃO EM PACIENTES ACOMETIDOS PELA COVID-19 EM DECORRÊNCIA DA POSIÇÃO PRONA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 668–681. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4866