FIBROMIALGIA: ASPECTOS DOLOROSOS E PSICOSSOMÁTICOS

Autores

  • Michely Mendes Ciardulo Trajano Centro Universitário Faveni

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4999

Palavras-chave:

Fibromialgia. Dor crônica. Psicanálise. Psicossomática.

Resumo

O presente estudo visa realizar um levantamento histórico da síndrome da fibromialgia e sua relação com aspectos dolorosos psicossomáticos a partir dos constructos teóricos científicos da Psicanálise.  Os estudos realizados trouxeram inúmeras definições acerca da fibromialgia, como sendo um processo inflamatório, uma síndrome dolorosa, dor crônica, menor tolerância à dor, e como sendo a resposta a uma dor psíquica. Entendemos que a Síndrome da Fibromialgia (SFM), assim como qualquer afecção no corpo do sujeito não deve ser taxativa, como sendo apenas psíquica ou apenas orgânica, é importante validar as inúmeras dimensões humanas, como os aspectos biológicos, psicológicos, sociais, ambientais, espirituais etc.Independente do olhar e viés metodológico/científico adotado para o estudo e acompanhamento da Fibromialgia é importante compreender como ela afeta a vida dos sujeitos, levando em consideração o sofrer, acolhendo o sujeito em sua dor, seja ela psíquica, física ou qualquer outra dimensão possível de ser considerada.

Biografia do Autor

Michely Mendes Ciardulo Trajano, Centro Universitário Faveni

Pós- Graduada em Teoria Psicanalítica pelo Centro Universitário Faveni   Psicóloga. Graduada pela Universidade Nove de Julho. Graduada em Recursos Humanos e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi. Atua com atendimento Psicológico de base Psicanalítica. Site: https://michelyciardulo.com.br. E-mail: psi.michelyciardulo@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Trajano, M. M. C. . (2022). FIBROMIALGIA: ASPECTOS DOLOROSOS E PSICOSSOMÁTICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 633–646. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4999