BUSINESS INTELLIGENCE (BI) COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO AUXILIANDO NA TOMADA DE DECISÃO

Autores

  • Gabriela Maia de Souza

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5113

Palavras-chave:

Mercado. Business Intelligence. Tecnologia.

Resumo

A tomada de decisão é um processo cognitivo complexo, diferente da reação instintiva e imediata, que visa a seleção de um tipo de ação dentre diferentes alternativas. Este processo é teoricamente baseado em critérios de seleção e em uma análise das questões e opções e leva a uma escolha final. A tomada de decisões racionais é essencial para uma empresa. Porém, tomar decisões não é fácil, já que quem decide compromete-se e, portanto, precisa assumir riscos. Os fundamentos do Business Intelligence (BI) giram em torno de coletar, modelar e restaurar os diversos dados de uma empresa prometendo facilitar a tomada de decisões dentro dela. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar de que forma o BI pode auxiliar na tomada de decisão de uma empresa. Especificamente este artigo buscou: conceituar Business Intelligence; discorrer sobre a realidade do mercado de BI; e descrever o impacto da persuasão nas relações comerciais. Para o alcance dos objetivos propostos foi realizada uma pesquisa explicativa e bibliográfica, valendo-se da revisão de literatura em materiais já elaborados: livros, artigos científicos, revistas, documentos eletrônicos e enciclopédias na busca e alocação de conhecimento sobre o tema proposto. Concluiu-se que o BI reúne as ferramentas e os métodos para transformar dados brutos em informações significativas para a tomada de decisão. O objetivo é melhorar a eficiência da empresa valendo-se da transformação digital que está tornando o mercado de inteligência de negócios cada vez mais aquecido.

Biografia do Autor

Gabriela Maia de Souza

Advogada inscrita na OAB e no International Bar Association (IBA). Especialista em Direito Público, Internacional, Tributário, Digital, Penal e Processual Penal, Marítimo, Médico e Hospitalar. LLM em Direito dos Contratos e MBAs Executivos nas Áreas de Negócios Internacionais e Comércio Exterior, Controladoria e Finanças, Gerenciamento Executivo de Projetos, Petróleo e Gás, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, Marketing e Redes Sociais e Gestão Competitiva e Business Intelligence (BI). Pedagoga Especializada em Psicopedagogia, Neurociência e Comunicação em Ambientes Corporativos e Neuropsicopedagogia Institucional, ClínicaeHospitalar. https://orcid.org/0000-0001-9822-4122 Email:gabrielamaia78@hotmail.com. 

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Souza, G. M. de . (2022). BUSINESS INTELLIGENCE (BI) COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO AUXILIANDO NA TOMADA DE DECISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1002–1019. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5113